Navio hospital de intervenção rápida das forças chinesas em treino no Teatro de Operações do Comando Leste


China
Novembro de 2024

Navio hospital rápido "East Medic 12" ("东医 12"), classe de designação coloquial "Marítimo 120" ("海上120"), designação NATO "Ankang", do Comando Leste do Exército de Libertação Popular da República Popular da China, em treinos de salvamento marítimo, com projecção de semi-rígida, em Novembro de 2024. O Comando Leste, sediado em Nanjing, compreende as regiões do Mar da China Oriental e o Estreito de Taiwan.
Construídos pela República Popular da China em meados da década de 2010, com 60 a 65 metros de comprimento, 10 a 12 metros de boca, deslocando 866 toneladas, os navios desta classe estão equipado com convés superior desimpedido para operação vertical (sem aterragem) de helicóptero e, à ré, com rampa de operação rápida para embarcação semi-rígida que podemos ver em acção na foto. Conta com 5 conveses, compreendendo 3 espaços de cuidados médicos, e está equipado com comunicações por satélite.
O Exército de Libertação Popular da República Popular da China opera actualmente 5 unidades desta classe: "North Medic 01" (北医01), "East Medic 12" (东医12), "East Medic 13 (东医13), "South Medic 10" (南医10) e "South Medic 11" (南医11), com as referências aos pontos cardeais a corresponderem aos Teatros de Operações a que estão afectos.
A numeração "120" atribuída à sua designação coloquial de classe corresponde ao número de emergência na China associado aos serviços médicos e de ambulância. Correspondendo, por sua vez, o número 110 a urgências de âmbito geral, o 119 ao combate a incêndios e o 122 ao socorro em contexto de acidentes de trânsito.
Foto por Chu Chengtao | Exército de Libertação Popular da República Popular da China



Diagrama info-gráfico da primeira unidade produzida "North Medic 01" (北医01). Via OSINT



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA