"V-BAT" EM TRÓIA


Troía, Grândola, Portugal
15 de Setembro de 2023

Aeronave não tripulada de descolagem e aterragem vertical "V-BAT" (matrícula N933YU, número de série VBP-100030), desenvolvido pela texana Martin UAV (actualmente parte da californiana Shield AI), com o apoio da DARPA ("Defense Advanced Research Projects Agency") do Departamento de Defesa dos EUA, no Ponto de Apoio Naval (PAN) de Tróia, geo-referenciação 38.47488963420348, -8.870645983337598 , ref. https://maps.app.goo.gl/qZuQeacGGKLWN5FB7 , Grândola, Portugal, no decurso da 13.ª edição do Exercício REPMUS, de experimentação e prototipagem robótica em contexto marítimo, a 15 de Setembro de 2023.

O "V-BAT" (128) tem um comprimento de 2,74 metros, uma envergadura de asa de 2,95 metros, um massa de 56,7 kg, com um capacidade de carga ("payload") de 11,34 kg. De descolagem e aterragem vertical (VTOL), consegue passar do modo vertical / pairar para voo horizontal em menos de 15 segundos, podendo voar a uma altitude máxima de de 6 000 metros, com uma "endurance" de voo combinado até 10 horas. É propulsionado por um motor Suter TOA 288 (2 cilindros a 2 tempos) que lhe perimte uma velocidade de 170 km/h e um alcance operacional de 300 milhas náuticas (cerca de 556 km). Usa um espaço de operação de 3,6 metros x 3,6 metros para levantar e pousar. Pode estar equipado com diferentes sensores electro-ópticos e ser usado num conjunto alargado de missões de recolha de informações, reconhecimento busca e vigilância. Pode ser transportado a bordo de um helicóptero médio ou de uma viatura de carga e, com 2 pessoas, colocado em operação em cerca de 20 minutos.

É especialmente orientado ao uso em contexto marítimo, resistente a ambientes de ventos cruzados e intensos, espaço limitado em convés de voo, e à instabilidade em navegação do meio naval. Está em uso pelo Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos, pela Guarda Costeira dos Estados Unidos e pela operação de combate ao narcotráfico conduzida pelo SOUTHCOM ("United States Southern Command") no Leste do Pacífico.

A 13.ª edição do Exercício REPMUS ("Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmmanned Systems", lit. "Experimentação e Prototipagem Robótica Ampliada por Sistemas Marítimos Não Tripulados"), promovida pela Marinha Portuguesa com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o NATO STO CMRE ("Science and Technology Organization", "Centre for Maritime Research and Experimentation", La Spezia, Itália) e NATO MUSI ("Maritime Unmanned Systems Initiative", Bruxelas, Bélgica), iniciou-se a 11 de Setembro e decorrerá até 22 de Setembro de 2023 na Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique (que abrange os concelhos de Sesimbra, Setúbal e Grândola, monitorizada do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Tróia).

Conta com a presença das Marinhas de 25 países e 30 companhias de investigação e desenvolvimento, participam 11 navios, 20 aeronaves não tripuladas, 15 meios de superfície não tripulados, 35 meios submersíveis não tripulados e mais de 1 400 pessoas envolvidas em 340 sessões de experimentação. Trata-se do maior evento da especialidade realizado em termos internacionais.

Foto via Marinha Portuguesa


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