"DRONE SUICIDA" DO FABRICANTE PORTUGUÊS UAVISION


Tróia, Portugal
22 de Setembro de 2023


A UAVision apresentou, no decurso do exercício REPMUS, em Tróia, a 22 de Setembro de 2023, o "Elanus" correspondente à tipologia popularmente designada por "drone suicida" - numa terminologia mais formal, uma munição guiada com possibilidade de espera ("loitering munitions"). Lançado a partir de tubo, expandido a sua asa após lançamento, alcança uma velocidade de 230 km/h, estando equipado com sistema de mitigação de contra-medidas e com navegação por satélite, o "Elanus" transporta uma ogiva de até 1,5 kg (equivalente à carga de alto explosivo de duas granadas de morteiro de 81mm), com um alcance operacional de até 100 km.

O fabricante projecta ter o "Elanus" disponível no mercado até ao final do ano de 2023 tendo referido a participação das Forças Armadas Portuguesas em alguns dos requisitos do mesmo. A designação deste drone corresponde ao nome científico de um género de ave de rapina da familia Accipitridae, com 4 espécies - uma delas, Elanus caeruleus, de nome comum Peneireiro-cinzento, presente em "habitats" portugueses. A UAVision é uma empresa portuguesa, com sede em Bonabal, Ventosa, Torres Vedras, que desenvolve sistemas e subsistemas aéreos não tripulados desde 2005.

A 13.ª edição do Exercício REPMUS ("Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmmanned Systems", lit. "Experimentação e Prototipagem Robótica Ampliada por Sistemas Marítimos Não Tripulados"), promovida pela Marinha Portuguesa com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o NATO STO CMRE ("Science and Technology Organization", "Centre for Maritime Research and Experimentation", La Spezia, Itália) e NATO MUSI ("Maritime Unmanned Systems Initiative", Bruxelas, Bélgica), iniciou-se a 11 de Setembro e decorreu até 22 de Setembro de 2023 na Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique (que abrange os concelhos de Sesimbra, Setúbal e Grândola, monitorizada do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Tróia).

Contou com a presença das Marinhas de 25 países e 30 companhias de investigação e desenvolvimento, participam 11 navios, 20 aeronaves não tripuladas, 15 meios de superfície não tripulados, 35 meios submersíveis não tripulados e mais de 1 400 pessoas envolvidas em 340 sessões de experimentação. Trata-se do maior evento da especialidade realizado em termos internacionais.

Foto via CNN Portugal | UAVision 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124