"CHITA" NA DEFESA ANTI-AÉREA UCRANIANA


Zhytomyr, Ucrânia
5 de Setembro de 2023

Um "Flugabwehrkanonenpanzer" ("Flakpanzer") Gepard, "Cheetah", de fabrico alemão, plataforma de defesa anti-aérea equipada com dois canhões automáticos de 35mm, Oerlikon GDF, com 320 munições cada, dirigidos por radar, ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, na região administrativa de Zhytomyr ("Житомир"), a cerca de 130 km a Oeste do centro da capital, Kyiv, a 5 de Setembro de 2023.

No Teatro de Operações da Ucrânia o Gepard tem sido referenciado com sucesso no combate aos ditos "drones suicidas" Shahed-136 (de fabrico iraniano) bem como a mísseis de cruzeiro Kh-101. A versão aqui presente, 1A2, corresponde à modernização que incorpora novo computador balístico bem como a integração deste com nova plataforma de comando, controlo e comunicações (HflaAFüSys e SEM 93). Tratar-se-à de um dos modelos antes preparados para o Qatar, em 2020-2021, e que terão sido re-comprados pelo Governo da Alemanha e re-expedidos para a Ucrânia.

O "Cheetah" ("Chita", o felino Acinonyx jubatus) tem um massa total de 45,7 toneladas, assente sobre um chassis do carro de combate Leopard, tendo entrando originalmente ao serviço em 1976 e sido sucessivamente modernizado antes da década de 2000. Guiado por dois radares (com 15 km de alcance) e sistema de medição de distância laser, tem um alcance de tiro de 4 km, com uma velocidade à saída do cano de 1 440 metros por segundo com uma cadência de tiro de 550 disparos por minuto por peça. Fazendo uso da variante de munições anti-carro, de que transporta 40 unidades no total, opta por um modo de disparo tiro-a-tiro, alternando entre cada uma das duas peças.

Em Julho de 2022, o governo Alemão forneceu 30 unidades do Flakpanzer Gepard à Ucrânia e prestou formação intensiva na Alemanha aos militares ucranianos para garantir a operação da plataforma. Posteriormente este total foi reforçado com a decisão de enviar mais 4 unidades e indicado o objectivo de fornecer, ao longo de 2023, até 300 000 munições e ainda mais unidades do Flakpanzer Gepard.

Foto por Valentyn Ogirenko | Reuters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"