"DRONES" AÉREOS NA DETECÇÃO DE MINAS


Ucrânia
Setembro de 2023

Aeronaves não tripuladas e plataformas de comando e análise da UMag Solutions, de origem Dinamarquesa, num sistema especializado ("V2Mag") de detecção de minas, afecto ao Serviço de Transportes Especiais do Estado ("Державна спеціальна служба транспорту", ДССТ | "Derzhavna Spetsialʹna Sluzhba Transportu", DSST ), unidade especializada do Ministério da Defesa da Ucrânia, a operar em Setembro de 2023 na Ucrânia.

O sistema, a correr sobre computadores portáteis Panasonic Toughbook FZ-55 (de 14 polegadas, com ecrã táctil), construídos para uso em ambientes hostis, usa dois terminais: um destinado ao controlo da plataforma ("Control PC") e outro destinado ao armazenamento e processamento analítico dos dados recolhidos ("Data PC"). Um drone "NOA" de 6 motores (da holandesa Acecore), percorre o campo efectuando o "scan" do mesmo, com sensores de anomalias electromagnéticas da canadiana GEM Systems (pendente à vertical do "frame", visível na foto da esquerda), identificando a localização das possíveis minas e permitindo a definição de zonas de corredores "seguros" e de sectores a intervencionar com meios de desminagem. Pode operar sobre o terreno (até 20 cm de profundidade) e sobre secções do mar, cursos de água e lagos (até 10 metros de profundidade).

O Governo da Dinamarca comunicou, em Julho de 2023, o fornecimento de 6 unidades deste sistema "V2Mag" à Ucrânia.

Foto via Ministério da Defesa da Ucrânia | "Міністерство оборони України"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas