MORTEIRO PESADO COM SISTEMA COMPUTORIZADO DE TIRO NA LETÓNIA


Camp Ādaži, Pierīga, Letónia
28 de Agosto de 2023

Operação de um morteiro M120A1 de 120mm, dotado de "Mortar Fire Control System" (MFCS), que permite o ajuste computorizado do tiro, afecto ao 1.º Batalhão do 506.º Regimento de Infantaria "Red Currahee", da 1.ª Brigada de Infantaria da 101.ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos, em treinos em Camp Ādaži, na Letónia, a 28 de Agosto de 2023. Estas acções decorrem no âmbito NATO "enhanced Forward Presence Battle Group Latvia" (eFP BG Latvia). O campo militar de Ādaži, que compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja, dista cerca de 20 Km a Nordeste do centro da capital Riga e 200 Km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa.

Este sistema de controlo de tiro assegura uma plataforma digital com computador balístico, controlo de fogo e orientação por GPS por forma a garantir rapidez na preparação e execução do tiro e na precisão do mesmo. Um tempo de preparação até ao primeiro tiro que pode exigir entre 8 a 12 minutos (em cenários diurnos ou nocturnos, respectivamente), pode ser reduzido para apenas 2 minutos (em ambos os cenários), bem como apertar o intervalo de precisão ("Circular Error Probable", CEP) de 136 metros para 75 metros.

Foto por Sargento Oscar Gollaz | Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army")


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas