"NOAC" NA SEGURANÇA AO EMBARQUE DO SECRETÁRIO DE DEFESA DOS EUA


Base Aérea de Andrews, Maryland, EUA
3 de Setembro de 2023

O Secretário da Defesa dos Estados Unidos da América, Lloyd J. Austin III, sobe, a 23 de Setembro de 2023, as escadas de acesso a um Boeing E-4B "Advanced Airborne Command Post" (AACP), "Nightwatch", afecto ao "595th Command and Control Group" (595 CACG) da Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), na Base Aérea Conjunta de Andrews (em Maryland, a cerca de 15 km a Sudeste da capital Washington, EUA).

Partiu daqui rumo ao Djibouti (onde aterrou a 24 de Setembro de 2023), e estará em viagem até 28 de Setembro de 2023, com passagem pelo Quénia (Nairobi) e por Angola (Luanda). Lloyd James Austin III é um ex-general de 4 estrelas do Exército dos EUA, com experiência de comando em combate no Iraque e no Afeganistão. O Secretário da Defesa dos EUA é o 6.º elemento de sucessão presidencial no sistema constitucional norte-americano.

Nas duas posições laterais da escada de acesso, temos dois militares do "National Airborne Operations Center" (NOAC), afectos ao 595 CACG, e parte da tripulação afecta a este E-4B "Nightwatch". Estão nesta posição prestando segurança ao embarque, armados, em coldre Safariland MHHC ("Modular Handgun Holster Kit") sobre o peitoral do colete, com pistolas M17 (SIG Sauer P320) em calibre 9x19mm Parabellum, com carregador (estendido) de 21 munições.

O E4-B corresponde a uma versão militarizada do Boeing 747-200, com quatro motores General Electric CF6-50E2, capaz de re-abastecimento em voo, podendo transportar 112 passageiros e possuindo salas de reuniões e de comando e controlo. Está equipado com equipamento avançado de comunicações via satélite e de protecção contra ameaças electro-magnéticas, térmicas e nucleares. Tem 70 metros de comprimento e 60 metros de envergadura de asa, e pode descolar com um peso máximo de 360 toneladas. Existem 4 unidades (73-1676, 73-1677, 74-0787 e 75-0125) afectas à Força Aérea dos Estados Unidos, com 1 delas em alerta permanente. Estão afectas ao 595 CACG e operam a partir da Base Aérea de Offutt, no Nebraska.

Imagem a partir de vídeo do Secretário de Defesa dos EUA | Departamento de Defesa dos EUA


NAOC, "National Airborne Operations Center" | "Nightwatch"




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA