MUNIÇÃO PERFURANTE A SER CARREGADA EM CARRO DE COMBATE UCRANIANO


Donetsk, Ucrânia
28 de Setembro de 2023

Militar ucraniano com uma munição de 125mm, 3BM-22 "Zakolka" (3БМ-22 "Заколка"), "Gancho de Cabelo", de tipologia perfurante (APFSDS), a ser transportada para o interior de um carro de combate T-64 BV, na região de Donestk, no Leste da Ucrânia, a 28 de Setembro de 2023. Podemos observar a metralhadora pesada NSV "Utyos", calibre 12.7x108 mm, e a peça principal 2A46M-1 (D-81TM), de alma lisa, calibre 125 mm, bem como os blocos de blindagem reactiva.

Ao serviço desde 1976, a munição 3BM-22 tem um alcance máximo de 3 100 metros, com uma velocidade à saída do cano de 1 750 metros por segundo. A sua tipologia, APFSDS ("Armour-Piercing Fin-Stabilised Discarding-Sabot"), projecta uma barra-espigão metálica a alta velocidade, estabilizada com aletas, que irá perfurar, por acção cinética, a blindagem do carro de combate atingido. Trata-se de uma munição a que acresce a carga propulsora como volume separado.

Foto por Oleksandr Ratushniak | Reuters





Infografia, compreendendo, da direita para a esquerda: (i) carga de propelente; (ii) munição; e (iii) projéctil 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas