SUECOS DISPARAM CARL GUSTAF NO MALI
Mali
Março de 2020Militar sueco, de infantaria mecanizada, faz fogo com um canhão sem recuo Carl Gustaf M3 ("Granatgevär m86"), de 84mm, equipado com sistema de controlo de tiro Aimpoint FCS13, com medidor de distância e calculador balístico, em Março de 2020 no Teatro de Operações do Mali. Em segundo plano, à direita na foto, desfocada, está uma viatura táctica ligeira blindada 4x4 RG-32M, de 4,5 toneladas, com cobertura de sombra sobre a posição do artilheiro no tejadilho.
O Carl Gustaf M3 dispara projecteis de 84 mm de diferentes tipologias (e.g., anti-carro, anti-pessoal, anti-infraestruturas fortificadas), sendo comum o uso de munições HEDP, de alto-explosivo multi-propósito / anti-infraestruras, com um peso de 3,3 kgs com um alcance efectivo de 500 metros. "Carl Gustaf", deriva da designação do fabricante original sueco, "Carl Gustafs Stads Gevärsfaktori", fundado em 1812, então o arsenal oficial da coroa Sueca, e que se traduz, literalmente, por "Fábrica de Espingardas da Cidade de Carl Gustaf".
As forças suecas aqui presentes ("Mali 11") operam sob a égide da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA, "Mission multidimensionnelle intégrée des Nations Unies pour la stabilisation au Mali"). Esta Missão das Nações Unidas, formada a 25 de Abril de 2013, foi dissolvida a 30 de Junho de 2023.
Foto por Joel Thungren | Forças Armadas Suecas ("Försvarsmakten")
Comentários