NAVIO EXPERIMENTAL DA "ROYAL NAVY" EM TRÓIA


Tróia, Portugal
11 a 22 de Setembro de 2023

Na sua primeira missão fora do Reino Unido, o XV Patrick Blackett, número de amura X01, navio experimental da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy"), participou na 13.ª edição do exercício REPMUS em Tróia, Portugal, de 11 a 22 de Setembro de 2023. Nesta sua viagem efectuou escala, a 8 de Setembro de 2023, na Coruña (na Comunidade Autónoma da Galiza) e, a 10 de Setembro de 2023, no Porto de Leixões em Matosinhos, Porto.
Trata-se de uma plataforma de investigação, desenvolvimento e experimentação de novas tecnologias de operação remota e autónoma da "Royal Navy", construída pela holandesa Damen (plataforma FCS 4800), entregue em 2022, com 42 metros de comprimento, uma boca de 8,75 metros e um calado de 3 metros, deslocando 270 toneladas, propulsionada por 4 motores diesel Caterpillar C32 Ascert, capaz de uma velocidade de 20 nós e com uma guarnição de 5 elementos (com acomodações para até 12 elementos). Tem uma autonomia operacional de 6 000 km. Possui um convés alargado à ré, de 140 metros quadrados, onde pode receber 100 toneladas de equipamento ou dois contentores TEU (20 pés, aprox. 6 metros). Está equipado com radar RT1084 (o mesmo que equipa as fragatas "Type 23") e RT1083 do fabricante norte-americano Lockheed Martin.
Entre as diversas actividades de experimentação desenvolvidas, a guarnição do "X01" operou a aeronave não tripulada T-600, de oito motores, de aterragem e descolagem vertical (VTOL), desenhada e construída pela britânica Malloy Aeronautics em parceria com a BAE Systems Falcon Works, com electro-ópticos da norte-americana L3Harris, capaz de deslocar de 100 a 250 kg de carga, com uma velocidade máxima de 140 km/h e um alcance operacional de 30 km.
O prefixo "XV" desta navio corresponde a "eXperimental Vessel" (lit. "Navio Experimental"). O nome do "X01" é uma homenagem ao cientista e físico experimental inglês Patrick Maynard Stuart Blackett (1897-1974), prémio Nobel da Física em 1948 e, como Oficial da "Royal Navy", com contributos importantes no âmbito da estratégia militar e no desenvolvimento de metodologias de pesquisa opoeracional no decurso da 2.ª Guerra Mundial.






A 13.ª edição do Exercício REPMUS ("Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmmanned Systems", lit. "Experimentação e Prototipagem Robótica Ampliada por Sistemas Marítimos Não Tripulados"), promovida pela Marinha Portuguesa com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o NATO STO CMRE ("Science and Technology Organization", "Centre for Maritime Research and Experimentation", La Spezia, Itália) e NATO MUSI ("Maritime Unmanned Systems Initiative", Bruxelas, Bélgica), iniciou-se a 11 de Setembro e decorreu até 22 de Setembro de 2023 na Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique (que abrange os concelhos de Sesimbra, Setúbal e Grândola, monitorizada do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Tróia).
Contou com a presença das Marinhas de 25 países e 30 companhias de investigação e desenvolvimento, participam 11 navios, 20 aeronaves não tripuladas, 15 meios de superfície não tripulados, 35 meios submersíveis não tripulados e mais de 1 400 pessoas envolvidas em 340 sessões de experimentação. Trata-se do maior evento da especialidade realizado em termos internacionais.
Vídeo via XV Patrick Blackett | "Royal Navy"


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124