BUSCAS POR F-35 NA CAROLINA DO SUL APÓS EJECÇÃO DE PILOTO


Carolina do Sul, EUA
17 de Setembro de 2023

Cerca das 14h00 de 17 de Setembro de 2023, o piloto de um F-35B Lightning II, "call-sign" SWEDE 11, afecto ao "Marine Fighter Attack Training Squadron (VMFAT) 501" da "2nd Marine Aircraft Wing" do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), tendo descolado da Base de Beaufort e a operar a Norte da Base Conjunta de Charleston, também na Carolina do Sul e cerca de 80 km da primeira, na Costa Atlântica dos EUA, acompanhado por outro F-35B, "call-sign" SWEDE 12, procedeu à sua ejecção. A informação disponível indica que o F-35B ficou em piloto automático aquando da ejecção do piloto e que o "transponder" da aeronave, por anomalia, não estaria a operar. O piloto foi recuperado em segurança e transportando para uma unidade médica local em condição estável. Decorrem buscas com foco inicial da região do Lago Moultrie e Lago Marion.

A 28 de Setembro de 2018, um F-35B afecto a esta mesma Esquadra, a VMFAT-501, despenhou-se junto à Base de Beaufort, tendo o piloto se ejectado em segurança. Correspondeu ao primeiro F-35 a despenhar-se e, após investigação técnica, foi identificada a origem num defeito de fabrico no tubo de combustível, levando a ruptura no abastecimento à turbina F135-PW-600 e consequente perda de potência.

A 4 de Julho de 1988, uma aeronave MiG-23M, após a ejecção do piloto, o Coronel Nikolai Skuridi, em momento próximo à descolagem da Base Aérea de Bagicz, voou desde Kołobrzeg, na Polónia, durante mais de 1 hora e percorrendo mais de 900km, até Bellegem, Kortrijk, na Bélgica, onde, esgotado o combustível, se despenhou.

A foto que aqui acompanha o mapa anotado da região corresponde a um F-35B Lightning II da VMFAT-501, a 17 de Agosto de 2023, sobre a sua Base de Beaufort na Carolina do Sul (foto por Cabo Kyle Baskin do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124