BUSCAS POR F-35 NA CAROLINA DO SUL APÓS EJECÇÃO DE PILOTO


Carolina do Sul, EUA
17 de Setembro de 2023

Cerca das 14h00 de 17 de Setembro de 2023, o piloto de um F-35B Lightning II, "call-sign" SWEDE 11, afecto ao "Marine Fighter Attack Training Squadron (VMFAT) 501" da "2nd Marine Aircraft Wing" do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), tendo descolado da Base de Beaufort e a operar a Norte da Base Conjunta de Charleston, também na Carolina do Sul e cerca de 80 km da primeira, na Costa Atlântica dos EUA, acompanhado por outro F-35B, "call-sign" SWEDE 12, procedeu à sua ejecção. A informação disponível indica que o F-35B ficou em piloto automático aquando da ejecção do piloto e que o "transponder" da aeronave, por anomalia, não estaria a operar. O piloto foi recuperado em segurança e transportando para uma unidade médica local em condição estável. Decorrem buscas com foco inicial da região do Lago Moultrie e Lago Marion.

A 28 de Setembro de 2018, um F-35B afecto a esta mesma Esquadra, a VMFAT-501, despenhou-se junto à Base de Beaufort, tendo o piloto se ejectado em segurança. Correspondeu ao primeiro F-35 a despenhar-se e, após investigação técnica, foi identificada a origem num defeito de fabrico no tubo de combustível, levando a ruptura no abastecimento à turbina F135-PW-600 e consequente perda de potência.

A 4 de Julho de 1988, uma aeronave MiG-23M, após a ejecção do piloto, o Coronel Nikolai Skuridi, em momento próximo à descolagem da Base Aérea de Bagicz, voou desde Kołobrzeg, na Polónia, durante mais de 1 hora e percorrendo mais de 900km, até Bellegem, Kortrijk, na Bélgica, onde, esgotado o combustível, se despenhou.

A foto que aqui acompanha o mapa anotado da região corresponde a um F-35B Lightning II da VMFAT-501, a 17 de Agosto de 2023, sobre a sua Base de Beaufort na Carolina do Sul (foto por Cabo Kyle Baskin do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA