"CONDOR" EM DEMONSTRAÇÃO OPERACIONAL NA BASE AÉREA DO MONTIJO


Montijo, Portugal
10 de Setembro de 2023

Viatura táctica blindada (VTB) 4x4 "Condor" da Polícia Aérea da Força Aérea Portuguesa (FAP), armada com metralhadora pesada Browning M2, em calibre 12,7mm, e com metralhadora média, MG-3, em calibre 7,62mm, e equipada com 2x6 lançadores lançadores de granadas de fumo, em demonstração operacional no decurso do dia de "Base Aberta" na Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, Portugal, ao final da tarde de 10 de Setembro de 2023.

O "Condor" é uma viatura blindada de rodas, 4x4, anfíbia, desenhado pela Thyssen-Henschel e construída pela Henschel Wehrtechnik GmbH, assente numa plataforma Unimog. Tem uma massa de 12,4 toneladas, uma comprimento de de 6,13 metros, uma largura de 2,47 metros e uma altura de 2,18 metros. Tem um guarnição de 2 elementos podendo transportar 12 outros. É motorizada por uma plataforma diesel de 6 cilindros, OM352A, de 168 hp, que lhe permite uma velocidade máxima de 95 km/h em estrada, com um alcance operacional de 900 km. A FAP conta com um efectivo de 12 unidades desta viatura.

Estas viaturas fizeram parte dos meios destacados pela FAP nos Teatros de Operações da Bósnia-Herzegovina (Março a Dezembro de 1996) e do Kosovo (Julho de 1999 a Fevereiro de 2002), equipando os respectivos grupos de controlo aéreo táctico ("Tactical Air Control Party", TACP). Foi também a viatura blindada usada pela forças do Exército da Malásia, sob a égide UNOSOM ("United Nations Operation in Somalia"), na fase final do resgaste de forças norte-americanas da Batalha de Mogadíscio, na Somália, em 3-4 de Outubro de 1993.

Foto por Primeiro-Cabo Flávia Camarão Coelho | FA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas