SU-25 PARTEM DE MILEROVO EM MISSÃO SOBRE O LESTE DA UCRÂNIA
Setembro de 2023
Federação Russa e Ucrânia
Aeronaves Sukhoi Su-25 SM "Grach" ("Corvo"), designação NATO "Frogfoot", das Forças Armadas da Federação Russa, a operarem a partir da Base Aérea de Milerovo ("Миллерово"), geo-referenciação 48.95232394070899, 40.305847809911015 , ref. https://maps.app.goo.gl/2arrvjC1L7Ys1Ceu7 , Rostov, Federação Russa, a cerca de 180 km da linha de frente de Krasnolimansky ("Краснолиманском"), Donetsk, no Leste na Ucrânia, em Setembro de 2023.
Após as descolagem, os Su-25 SM, armados com "pods" de foguetes B-8M1, cada um dos quais podendo receber até 20 foguetes S-8 de 80mm; e equipados com depósitos de combustível adicional, voam, a muito baixa altitude, até à posição em que projectam os seus foguetes, recorrendo de seguida à libertação de contra-medidas de protecção anti-míssil e regressando à base.
Os foguetes aqui usados, na variante de alto-explosivo anti-carro de fragmentação, têm um comprimento de 1,5 metros e um peso individual de 11,2 kg (com uma ogiva de 3,6 kg, contendo 0,9 kg de alto explosivo), voam a 600 m/s com um alcance máximo de 4 km. Denota-se que os mesmos são disparados, seguindo uma abordagem táctica muito comum por parte das forças russas, elevando substancialmente o ângulo vertical face ao ponto de impacto visível - pretendem desta forma, sacrificando a precisão, aumentar o alcance dos mesmos (e evitando maior aproximação ao alvo com exposição a possíveis defesas anti-aéreas de curto-alcance).
O Sukhoi Su-25 "Grach" ("Грач"; "Rook", "Corvo", cientif. Corvus frugilegus) designação NATO "Frogfoot", é um bimotor (Soyuz/Tumansky R-195), sub-sónico, especializado no apoio de fogo em ataque ao solo na coordenação de ataques de proximidade com as unidades no terreno (CAS, "Close air support"). Na terminologia russa é um "Shturmovík" ("Штурмови́к"). É uma aeronave desenhada com especial atenção à resistência face aos impactos dos meios de defesa anti-aérea, dado o seu perfil operacional envolver, necessariamente, a operação a baixa altitude e baixa velocidade em plena linha da frente do Teatro de Operações.
Tem um alcance máximo de 1 000 km (750 km em operação de combate), com um tecto máximo de 7 000 metros, e uma velocidade de 975 km/h. Está armado com um canhão automático de 30mm, Gryazev-Shipunov GSh-30-2, com 250 munições, dispondo, sob as asas, de um total de 10 pontos para fixação de até 4 400 kg de armamento (foguetes, mísseis, bombas; bem como "pods" ASO-2V de protecção anti-míssil com "chaff" e "flare").
A variante aqui documentada do SU-25 é a SM ("Stroyevoy Modernizirovannyi"), que corresponde à modernização realizada pela Federação Russa em 2000 - com especial atenção aos meios electrónicos (comunicações, navegação, HUD, controlo de armamento, etc).
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"
Comentários