"VAMPIRO" EM OPERAÇÃO NO LESTE DA UCRÂNIA


Avdiivka, Dontsk, Ucrânia
31 de Maio de 2023

Uma plataforma de lançamento múltiplo de foguetes RM-70 "Vampir", de fabrico checo, ao serviço da 55.ª Brigada de Artilharia das Forças Armadas da Ucrânia ("Zaporozhian Sich"), junto a Avdiivka ("Авдіївка, "), na região administrativa de Donetsk ("Донецька"), no Leste da Ucrânia, a 31 de Maio de 2023. No foguete a ser projectado na foto podemos distinguir o detalhe das 4 aletas anteriores de estabilização, bem como, dispostos em hexágono, dos 7 pontos de saída da sua propulsão.

A RM-70 "Vampir" ("Vampiro"), assente sobre um chassis 8x8 Tatra 815-7, propulsionada por um motor Tatra T3C, V8, com cabinas blindadas, é capaz de uma velocidade máxima de 90 km/h com um alcance operacional de 1 000 km. A plataforma de lançamento, com controlo digital, conta com 40 tubos, podendo projectar os respectivos foguetes de 122mm individualmente ou em conjunto. Os mesmos, na variante 9M22U (M-21OF), de alto explosivo de fragmentação, têm um alcance máximo de 20 km podendo, quando projectadas as 40 unidades (que o pode fazer em 30 segundos), cobrir uma área de 70 hectares. A República Checa entregou, desde o Verão de 2022, várias unidades do RM-70 "Vampire" para operação pelas Forças Armadas da Ucrânia.

A 55.ª Brigada Independente de Artilharia foi já antes referenciada, na região administrativa de Donetsk, a operar a plataforma de artilharia autopropulsionada sobre rodas, de fabrico francês, CAESAR, de 155mm, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/02/cesar-em-accao-em-vuhledar.html .

Foto por Viacheslav Ratynskyi |Reuters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"