"STORMER" NA UCRÂNIA
Ucrânia
Junho de 2023Viatura blindada Alvis "Stormer" HVM ("High Velocity Missile"), de fabrico britânico, com os seus oito lançadores de mísseis Thales "Starstreak" de defesa anti-aérea de curta distância, ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, em Junho de 2023, na Ucrânia. Com formação recebida no Reino Unido, os militares ucranianos operam várias unidades desta plaforma no Teatro de Operações da Ucrânia desde Julho de 2022, cuja cedência foi anunciada a 25 de Abril de 2022 pelo Secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace.
A plataforma conta, no topo do seu chassis, com 8 mísseis Thales "Starstreak" (com até 12 outros no interior). Usa uma plataforma passiva Thales ADAD ("Air Defence Alerting Device") para detecção, de 8 a 18 kms, de assinaturas de infra-vermelho dos seus objectivos (aviões, helicópteros, "drones") permitindo projectar os seus mísseis com mínima antecipação por parte do visado. A torre de sensores da ADAD é visível na foto, em posição mais avançada no chassis. O "Stormer" HVM assenta sobre um "chassis" de uma viatura blindade de 12,7 toneladas, com 5,27 metros de comprimento, 2,76 metros de largura e 2,40 metros de altura, sendo operado por uma guarnição de 3 a 4 elementos. Tem uma velocidade máxima de 80 km/h e um alcance operacional de 650 km.
Os mísseis de defesa anti-aérea "Starstreak", produzidos originalmente pela Thales desde 1986 e com a sua segunda versão desde 2007, têm uma massa total de 14 kg, um comprimento de 1,4 metros e um diâmetro de 130mm. Estão armados com um ogiva composta por 3 dardos de liga de tungesténio, de 900 gramas, com 450 gramas de alto explosivo PBX-98 cada. Voam a uma velocidade de Mach 3. Além da plataforma sobre o chassis de viatura, estão também disponíveis em variante portátil, unitária, lançada a partir do ombro (MANPAD).
Foto por Dmytro Chaly ("Дмитро Чалий")
Comentários