PORTUGUESES EM MANOBRA MECANIZADA NA ROMÉNIA


Bordușani, Roménia
6 de Junho de 2023

Coluna de viaturas blindadas de rodas Pandur II 8x8 do Exército de Portugal, afectas à 3.ª Força Nacional Destacada na Roménia (3FND/ROU), que enquadram as operações da NATO no âmbito das "enhanced Vigilance Activities", no decurso do exercício multinacional "Saber Guardian", a 6 de Junho de 2023, na região de Bordușani, no Sudeste da Roménia. A coluna prepara-se para a travessia do Danúbio com recurso a pontões (fixo e móveis), num contexto de simulação de assalto anfíbio de armas combinadas (envolvendo apoio de helicópteros de assalto e de meios ribeirinhos de transporte e apoio de fogo). Bordușani dista cerca de 90 km da fronteira, a Norte, com a Ucrânia.

Em primeiro plano, e ao longo da coluna, temos a versão ICV (" Infantary Carrier Vehicle") de transporte de pessoal, mais ao fundo podemos observar a versão MEV/AMB ("Medical Vehicle" / "Ambulance Vehicle"), de apoio médico, e imediatamente à sua dianteira, a versão IFV ("Infantary Fight Vehicle"), de combate de infantaria, com a torre SP30 dotada de peça de 30 mm (MK30-2) e metralhadora co-axial de 7,62mm, bem como oito lança-granadas de fumo de 76 mm (4 em cada lateral).

Ao serviço do Exército Português desde 2009, a Pandur II 8x8 é uma viatura blindada de rodas, construída pela GDELS-Steyr (Aústria), com um peso de 18 toneladas, uma velocidade máxima de 105 km/h, Com uma guarnição de 1 a 2 militares, podendo transportar até 10 militares equipados, está armada, na sua versão "standard", com uma metralhadora pesada de calibre .50 , ou, em variante, com uma metralhadora de calibre 7,62mm ou um lança-granadas automático de 40mm.

Esta edição do exercício bienal "Saber Guardian", realizado pela primeira vez em 2013, sob organização das Forças Armadas da Roménia, decorreu de 29 de Maio de 2023 a 9 de Junho de 2023, contando com a participação de 12 países, compreendendo um efectivo de 10 000 militares. Participaram forças da Albânia, Bulgária, Grécia, França, Itália, Macedónia do Norte, Montenegro, Polónia, Portugal, Moldova, Holanda e Estados Unidos da América.

Os militares portugueses aqui presente estão aqui afectos à Companhia de Atiradores Mecanizada de Rodas do Exército Português, da 3ª Força Nacional Destacada na Roménia (3FND CAtMec/ROU), no âmbito das "enhanced Vigilance Activities" da NATO para aquele flanco leste da Europa - que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia. A 3FND CAtMec/ROU, sob comando do Major Ivo Rodrigues Pereira, é composta por elementos provenientes de várias Unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea, com um total de 200 militares. Esta força iniciou operações a 25 de Maio de 2023 numa missão que se estenderá por 6 meses, até Novembro de 2023.

Esta Companhia de Atiradores Mecanizada é constituída por um destacamento de apoio, um módulo conjunto de informações, um módulo de defesa antiaérea e um módulo geográfico, geológico e oceanográfico. Conta ainda com uma força de operações especiais (4FND OEsp/ROU) composta por 21 militares preparados pelo Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE).

Foto via Exército de Portugal





Clip editado via vídeo NATO Multimedia [NATO913512] mostrando uma das viaturas Pandur 8x8 ICV do Exército Português, desta coluna, transpondo o Danúbio em Bordușani, Roménia, a 06Jun2023


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas