"SHERPA" DA POLÍCIA FRANCESA EM ACÇÃO ANTI-MOTIM
Nanterre, Paris, França
29-30 de Junho de 2023
Carga com apoio de viatura táctica blindada Arquus Sherpa Light, 4x4, de 11 toneladas, da BRI, "Brigade de Recherche et d'Intervention" ("Brigada de Busca e Intervenção"), da Polícia Nacional Francesa, em Nanterre, Paris, França, na noite de 29 para 30 de Junho de 2023. Estes confrontos têm lugar na Rue des Fontenelles, geo-referenciação 48.88613250930607, 2.2197264213765435 , ref. https://goo.gl/maps/gnuTqAAuGuhhp5FS7 , na retaguarda do posto de abastecimento de combustível da BP, do n.º 265 da Avenue Georges Clemenceau e junto ao Collège Evariste Galois (uma escola pública, do 6.º ao 9.º ano de escolaridade, cujas sebes podemos ver em chamas). Este ponto da cidade dista cerca de 1 400 metros do Arco de La Défense.
A BRI foi formada a 22 de Setembro de 1964 sendo parte da Polícia Nacional Francesa. É comandada actualmente, e desde 2021, por Simon Riondet. Está articulada, de forma independente em várias unidades (nacionais e regionais).
Esta intervenção das forças de segurança da República Francesa, num contexto alargado que envolveu nesta noite 40 000 efectivos, dá-se na sequência de motins (envolvendo saque e destruição de lojas, ataque às forças de segurança com recurso a engenhos pirotécnicos e cocktails "Molotov", barricadas de estrada com recurso a viaturas incendiadas). Estes motins tiveram lugar após a morte de Nahel Merzouk, um francês de 17 anos, baleado por um elemento da Polícia Francesa, após desobedecer a uma operação "stop" em Nanterre, um subúrbio da cidade de Paris, cerca das 08:19 de 27 de Junho de 2023.
Nahel Merzouk conduzia, sem idade ou habilitação legal, uma viatura Mercedes Classe A, AMG (Type 177), com placas de matrícula polacas e transportando 2 passageiros. Após ter sido identificado em excesso de velocidade numa faixa de "bus" por dois policias franceses em patrulha moto, a viatura foi levada a interromper a sua marcha, nas proximidades da Praça Nelson Mandela em Nanterre, e, durante a interpelação com os dois policias, já apeados das suas motos e debruçados sobre a janela da viatura, Nahel Merzouk optou por retomar a marcha do Mercedes Classe A AMG, momento em que foi baleado por um dos agentes que empunhava já a sua pistola. Este agente está indiciado por homícidio voluntário encontrando-se sob prisão preventiva, em isolamento, no estabelecimento de La Santé, em Paris.
Vídeo por Clément Lanot
Comentários