"GUERREIROS DO MEDITERRÂNEO" TREINAM EM PORTUGAL


Mafra, Portugal
29 de Maio a 2 Junho de 2023

Militar da Força de Operações Especiais (FOE) do Exército Português no decurso do exercício multinacional "Guerriers de la Méditerranée" ("Guerreiros do Mediterrâneo") no âmbito da "Iniciativa 5+5 Defesa", entre 29 de Maio e 2 de Junho de 2023, em Mafra, no "Centro de Excelência de Combate em Áreas Edificadas", popularmente designado por "Aldeia de Camões".

O militar português, formado pelo Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) de Lamego, está armado com uma Heckler & Koch HK G28 DMR ("Designated Marksman Rifle") em calibre 7.62×51mm NATO, equipada com mira óptica Schmidt & Bender 3-12x50mm PM II/LP sobre uma montagem Spuhr QD (QDP 4002). A inscrição gravada, em alemão, na lateral do "frame" da arma, "ROUND LOG! SCHUSSZAHL DOKUMENTIEREN!", é uma recomendação do fabricante para, visando boas práticas de precisão e manutenção, registar as munições ("Round Log") disparadas e documentar os resultados ("Schusszahl dokumentieren"). O canivete (no canto inferior esquerdo da foto) é um Gerber modelo "Paraframe", com lâmina de 3 polegadas (7,6 cm).

A "Iniciativa 5+5 Defesa" nasceu em 2004, por proposta de França, a partir do projecto "Diálogo 5+5" desenvolvido nas décadas de 1980 e 90. "O 5+5 Defesa" agrega iniciativas de cooperação na área da defesa e segurança de 5 países da Europa e 5 da África, todos na região Ocidental do Mediterrâneo - Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal, Espanha e Tunísia. A presidência, anual e rotativa, é actualmente desempenhada por Portugal, liderada pelo Tenente-General Hermínio Teododo Maio, que sucede a Marrocos e precede a Espanha.

Portugal organizou e participou nesta edição do exercício "Guerriers de la Méditerranée" com as suas Forças de Operações Especiais do Exército e da Marinha, tendo o mesmo decorrido entre 29 de Maio de 2023 e 2 de Junho de 2023 nas regiões de Mafra, Almada e Alcochete.

Foto via Forças Armadas de Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA