BRITÂNICOS TREINAM NO OESTE DO CANADÁ
Wainwright, Alberta, Canadá
15 de Maio de 2023Militares do Exército do Reino Unido, afectos ao 1.º Batalhão do "Royal Yorkshire Regiment" e ao 4.º Batalhão do "Royal Regiment of Scotland", envolvidos, com as Forças Armadas do Canadá, no exercício "Maple Resolve", em Wainwright, Alberta, no Oeste do Canadá, a 15 de Maio de 2023. Os militares britânicos simulam aqui o contexto de uma batalha defensiva, visando, com um arma anti-carro NLAW, uma viatura blindada 8x8 LAV III ELAV, variante de engenharia com pá frontal, afecta à 5.ª Brigada do Grupo Mecanizado do Exército do Canadá.
O "NLAW" ("Next generation Light Anti-tank Weapon") é uma arma anti-carro, desenvolvida, em 2002, pela Saab Bofors Dynamics (Suécia) e pela Thales Air Defence (UK) em colaboração com o Ministério Britânico da Defesa (MoD UK). Ao serviço desde Dezembro de 2009, trata-se de uma arma de curto alcance, "fire and forget", que dispara um projéctil sub-sónico de 150mm de calibre, com um alcance efectivo entre os 20 e 600 metros e um alcance máximo de 1 000 metros.
O exercício anual "Maple Resolve" decorreu de 8 a 22 de Maio de 2023, organizado pelo Exército do Canadá, liderado pelo Gen. Jocelyn "Joe" Paul. O exercício, o maior e mais complexo para o corrente ano por parte do Exército do Canadá, contou com a participação de 2 200 militares Canadianos, 300 militares Norte-Americanos, 150 militares do Reino-Unido e 2 militares Australianos.
O Exército do Canadá participou com os blindados e pessoal da sua 5.ª Brigada do Grupo Mecanizado ("5 Canadian Mechanized Brigade Group", 5 CMBG); apoiados pela Força Aérea do Canadá com 6 helicópteros CH-146 Griffon, 2 helicópteros 147F Chinook - envolvendo mais de 300 militares.
Foto por Cabo Daniel Chiasson | Forças Armadas do Canadá
Comentários