EXERCÍCIO ANTI-MINAS COM SONAR PORTÁTIL
Mediterrâneo Ocidental, Espanha
9 de Junho de 2023Especialista da Unidade de Mergulhadores de Medidas Contra Minas da Armada Espanhola, em operação em águas muito pouco profundas, no decurso do exercício FLOTEX no Mediterrâneo Ocidental, em Espanha, a 9 de Junho de 2023. O mergulhador das forças espanholas está aqui equipado com sistema "rebreather" de circuito fechado CRABE da Aqualung; e a operar um sistema portátil de sonar e navegação "SONADIVE" da RTSYS.
O "SONADIVE", com ecrã de 12 polegadas, de alta-resolução, do fabricante francês RTSYS, sob certificação de baixo magnetismo de nível B do STANAG 2897, pode operar até a uma profundidade de 100 metros, consegue comunicar em ambiente submarino até 2 000 metros (ou até 5 000 metros em arquitectura de "relay"), e pode operar numa janela de até 6 horas. A sua componente de navegação e localização opera de forma integrada com antena flutuante de GPS. A componente de sonar é suportada por sensores Blue View M450-45 ou M900-2250-45 (intermutáveis). Tem um comprimento de 56 cm, uma largura de 37,2 cm e uma altura de 27 cm, com uma massa total de 20 kg.
A Unidade de Mergulhadoras de Medidas Contra Minas da Armada Espanhola ("Unidad de Buceadores de Medidas Contra Minas", UBMCM) foi criada em 1 de Fevereiro de 1982, contando actualmente com um efectivo de 4 dezenas de especialistas, baseados em Cartagena, a principal base da Armada Espanhola no Mediterrâneo, na comunidade autónoma de Murcia.
O "FLOTEX" é um exercício de grande escala promovido pela Armada Espanhola, no Mediterrâneo Ocidental, que se iniciou a 5 de Junho de 2023 e que decorre até 16 de Junho de 2023. Participam mais 5 000 militares em 19 navios de superfície, 2 submarinos, 16 aeronaves, 5 veículos não tripulados, 6 lanchas de desembarque e 80 viaturas. Estão representadas, além de Espanha, forças do Canadá, de França, da Grécia, de Itália, da Letónia, de Itália, de Portugal, da Turquia e dos Estados Unidos.
Foto via Armada Espanhola
Comentários