"CÉSAR" EM ACÇÃO EM VUHLEDAR
Vuhledar, Donetsk, Ucrânia
2 de Fevereiro de 2023Artilharia autopropulsionada sobre rodas, de fabrico francês, CAESAR, de 155mm, em operação pela 55.ª Brigada de Artilharia ("Zaporozhian Sich") das Forças Armadas da Ucrânia junto a Vuhledar ("Вугледар") na região administrativa de Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 2 de Fevereiro de 2023.
A CAESAR (acrónimo de "CAmion Équipé d'un Système d'ARtillerie", literalmente "Camião Equipado Com Sistema de Artilharia"), desenhada pela GIAT Industries (actual Nexter Systems) na década de 1990, é uma unidade de artilharia autopropulsionada, sobre um chassis Renault Sherpa 5 de 6x6, equipada com uma peça de 155 mm / L52, com uma massa total de 17,7 toneladas, com um comprimento de 10 metros, uma largura de 2,55 metros e uma altura de 3,7 metros. Consegue uma velocidade máxima de 100 km/h em estrada e 50 km/h no campo, com um alcance operacional de 600 km.
Transporta 18 munições e tem uma guarnição de 5 elementos (podendo ser operada, em contingência, por apenas 3). Assistida por um sistema totalmente computorizado de tiro, consegue projectar as sua munições a 42 km ou mesmo até aos 50 km com cargas assistidas por foguete. Foi já usada em vários Teatros de Operações de conflito - no Afeganistão, no Iraque, na Síria e no Mali.
Em finais de Abril de 2022, o Governo Francês decidiu enviar, entre outro material humanitário e militar, um conjunto de 12 unidades CAESAR, acompanhadas de um stock alargado de munições, para a Forças Armadas da Ucrânia - que receberam, em França, formação para operação das mesmas.
Foto por Albert Lores | Le Figaro
Comentários