PORTUGUESES TREINAM PROTECÇÃO A COLUNA NA ROMÉNIA


Roménia
Janeiro de 2023

No decurso de um exercício de protecção a uma coluna de viaturas, em Janeiro de 2023, temos 3 viaturas viaturas blindadas de rodas Pandur II 8x8 (ICV/RWS) e 1 viatura táctica ligeira blindada 4x4 VAMTAC ST5, afectas à Companhia de Atiradores Mecanizada de Rodas do Exército Português, da 2ª Força Nacional Destacada na Roménia (2FND CAtMec/ROU22), no âmbito das "enhanced Vigilance Activities" da NATO para aquele flanco leste da Europa - que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia.

O exercício permitiu aos militares portugueses destacados na Roménia treinar o planeamento e a execução desta missão, bem como a integração dos meios do Módulo de Defesa Antiaérea, com os seus mísseis "Stinger", e do Módulo Conjunto de Informações, tirando partido dos seus "drones", dotados de sensores electro-ópticos compreendendo visão térmica, e da integração em tempo real da informação assim recolhida com o comando e controlo da operação.

Ao serviço do Exército Português desde 2009, a Pandur II 8x8 é uma viatura blindada de rodas, construída pela GDELS-Steyr (Aústria), com um peso de 18 toneladas, uma velocidade máxima de 105 km/h, Com 1 a 2 tripulantes, podendo transportar até 10 militares equipados, está armada com uma metralhadora pesada de calibre .50 , ou, em variante, com uma metralhadora de calibre 7,62mm ou um lança-granadas automático de 40mm.

As viaturas tácticas ligeiras blindadas (VLTB) 4x4 URO VAMTAC ST5, ao serviço do Exército Português desde 2020, são fabricadas pela UROVESA - URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha), correspondendo o acrónimo VAMTAC a "Vehículo de Alta Movilidad Táctico", literalmente "Veículo Táctico de Alta Mobilidade". A versão ST5 BN3 tem um peso de 10 250 kg, um comprimento de 5,26m, uma largura de 2,85 e uma altura de 2,77m. Propulsionadas por um motor diesel Cummins ISB Euro 3 de 6 700 cc com 245 hp e com uma transmissão automática Allison 2100SP 6+1, podem alcançar uma velocidade máxima de 110 km/h, com uma autonomia máxima de 500 km. Operam com até 5 elementos e podem estar armadas com uma metralhadora pesada em calibre 12,7mm ou metralhadora 7,62mm, ou ainda um lança-granadas automático de 40 mm. Estão referenciadas com um nível 3 de protecção balística STANAG (4569).

A 2FND CAtMec/ROU22, sob comando do Major de Infantaria João Pedro Serens Rasteiro, é composta por elementos provenientes de várias Unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea, com um total de 208 militares.

Foto via Forças Armadas de Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124