IRÃO APRESENTA BASE "ÁGUIA 44"


Hormozgan, Irão
7 de Fevereiro de 2023

Uma das aeronaves F-4 Phantom II ao serviço das Forças Armadas do Irão aquando da apresentação, a 7 de Fevereiro de 2023, da base "Oghab 44" ("عقاب ۴۴" expressão persa para "Águia 44"), com instalações subterrâneas, sob um maciço montanhoso no Noroeste da província de Hormozgan, no Sudeste do Irão, geo-referenciação 28.0417, 55.5196 , https://goo.gl/maps/hJg3j6YnWRbjEokg6 , a cerca de 180 km do Estreito de Ormuz ("تنگهٔ هرمز").

O número 44 no nome desta base homenageia o 44.º aniversário da Revolução Islâmica de 1979, que se assinala a 11 de Fevereiro de 2023. Antes, a 28 Maio de 2022, o Irão apresentou a "Base Estratégica de Aeronaves Não Tripuladas 313", também com instalações subterrâneas, sob as montanhas de Zagros, compreendendo a exibição de aerononaves não tripuladas e de várias tipologias de mísseis, todos de produção iraniana.

A "Oghbab 44" foi apresentada pelo Chefe de Estado Maior das Forças Armadas do Irão, Major-General Mohammad Hossein Baqeri ("محمدحسین افشردی") e pelo Comandante do Exército do Irão, o Major-General Sayyed Abdolrahim Mousavi ("سید عبدالرحیم موسوی"). Estas instalações foram criadas para beneficiar da protecção subterrânea face a possíveis ataques aéreos, sendo destinadas a operar aeronaves tripuladas e não tripuladas, com espaço para estacionamento das mesmas, para o seu armamento, abastecimento e manutenção, bem como para o alojamento de tripulações e pessoal de apoio, comando e controlo.

O McDonnell Douglas F-4 Phantom II é uma aeronave multi-propósito, propulsionada por 2 motores General Electric J79-GE-17A, com uma velocidade máxima de 2 370 km/h (Mach 2.23), com um raio de acção de combate de 680 km. Com 19,2 metros de comprimento, uma envergadura de asa de 11,7 metros e um peso máximo à descolagem de 28 toneladas, está armado com um canhão automático de 20 mm M61A1 Vulcan (com 640 munições) e pode receber 8,4 toneladas de mísseis, bombas, foguetes, depósitos adicionais de combustível e outros equipamentos nos 9 pontos de fixação exteriores.

Projecta-se que o Irão detenha actualmente 64 aeronaves McDonnell Douglas F-4D/E e 4 aeronaves RF-4E (variante de reconhecimento), adquiridas aos EUA entre 1968 e 1979 (num total original de 225 unidades entregues). As unidades actualmente operacionais foram alvo de sucessivas acções de melhoria e actualização compreendendo plataformas de radar e aviónicos de origem chinesa, bem como diferentes plataformas de armas de construção local

Foto via FNA ("Fars News Agency", "خبرگزاری فارس") 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA