F-16 INTERCEPTAM OBJECTO VOADOR NOS GRANDES LAGOS
Madison, Wisconsin, EUA
12 de Fevereiro de 2023Uma aeronave F-16C ("callsign" AESIR11) da 148.ª "Fighter Wing" ("Bulldogs"), da Guarda Nacional dos EUA, a aterrar no Aeroporto de Madison (MSN), no Estado do Wisconsin, EUA, após ter participado na missão de intercepção onde foi abatido, com um míssil ar-ar AIM-9X "Sidewinder", um objecto voador, de forma octogonal, a cerca de 20 000 pés (6 mil metros) de altitude na zona do Lago Heron, pelas 14:42 EST de Domingo, 12 de Fevereiro de 2023, na região dos Grandes Lagos, no Estado do Michigan, Nordeste dos EUA, junto ao Canadá.
Este F-16 esteve envolvido nesta operação de intercepção com outro F-16 da mesma unidade ("callsign" AESIR12), que também regressou com um dos seus mísseis "Sidewinder" em falta, pelo que terão sido disparadas duas unidades dos mesmos nesta intercepção. Contaram com o suporte de uma aeronave de reabastecimento KC-135 (a operar a partir de Pittsburgh), e de uma aeronave de vigilância, comando, controle e comunicações E-3 AWACS (a operar a partir de Oklahoma).
Trata-se do quarto objecto voador abatido no Norte do continente americano no intervalo de cerca de 1 semana: o primeiro, a 4 de Fevereiro de 2023, ao largo de Myrtle Beach na Carolina do Norte; o segundo, a 10 de Fevereiro de 2023, no norte do Alaska, ao largo de Deadhouse; o terceiro, a 11 de Fevereiro de 2023, na região montanhosa de Yukon no Noroeste do Canadá, junto ao Alaska; e agora, a 12 de Fevereiro de 2023, na região dos Grandes Lagos.
Este F-16 apresenta-se equipado, nas laterais da entrada frontal de ar do seu motor, com um "pod" do sistema de gestão de alvos AN/ASQ-213 HTS/HARM (à esquerda na foto, parcialmente oculto pela iluminação de aterragem) e outro "pod" com o sistema Sniper ATP (à direita na foto, mais próximo da camara), de gestão avançada de alvos.
A sistema HTS/HARM ("High-speed Anti-Radiation Missile Targeting System"), da Raytheon Systems Company, Inc. destina-se a gerir alvos associados ao uso dos mísseis anti-radiação, ar-terra, AGM-88 HARM. O sistema Sniper ATP ("Advanced Targeting Pod"), da Lockheed Martin Corporation, destina-se a gerir a identificação e o seguimento avançado de alvos e da projecção sobre os mesmos de mísseis e armas de precisão de várias tipologias.
Está ainda equipado com dois depósitos suplementares de combustível e, nas extremidades de cada asa, com mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM.
Foto por Jaime Cordova
Comentários