"KRASNOPOL" EM USO PELA ARTILHARIA UCRANIANA


Ucrânia
Fevereiro de 2023

Artilheiros das Forças Armadas da Ucrânia com uma munição guiada 2K25 "Krasnopol" ("Краснополь"), de 152 mm, a procederem ao seu carregamento numa unidade auto-propulsionada 2S3 "Akatsiya", para tiro durante uma sessão de treino na Ucrânia, em Fevereiro de 2023.
Disparada tipicamente a partir das plataformas auto-propulsionadas 2S3 "Akatsiya" e 2S19 "Msta"-S, a munição 2K25 "Krasnopol" ("Краснополь"), com estabilização por aletas, é guiada por GPS ou por GLONASS ("ГЛОНАСС"; sistema de posicionamento por satélite da Federação Russa) e, na sua trajectória terminal, por um apontador laser (9E421), com o apoio de um emissor a partir de uma aeronave não tripulada ou de um observador no terreno. Com uma massa total de 50 kg, dotada de uma ogiva (3OF39) de alto-explosivo de fragmentação de 6,5Kg, tem um alcance até 20 km podendo visar alvos em movimento até 35 km/h.
Originalmente ao serviço da Federação Russa desde 1986, e com novas versões posteriores, desenhada pela JSC Konstruktorskoe Buro Priborostroeniya (KBP), esta munição aqui em uso pelas Forças da Ucrânia resulta de lotes capturados a partir de colunas de abastecimento russas interceptadas em combate.
A Ucrânia conta desde 2012, sob produção local, no mesmo calibre e com uma arquitectura e especificações semelhantes, com a munição guiada "Kvitnik".
Fotos via Forças Armadas da Ucrânia
Desenho técnico e modelo por Igor Pajkic
Composição e edição por "Espada & Escudo" (E&E)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA