"HOSTA" A OPERAR NA UCRÂNIA


Ucrânia
Fevereiro de 2023

Unidade de artilharia autopropulsionada 2S34 "Hosta" (2C34, "Хоста"), de 120mm, ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa, em operação no Teatro de Operações da Ucrânia, em Fevereiro de 2023. Trata-se de uma evolução da plataforma 2S1 "Gvozdika" (2C1, "Гвоздика", "Cravo").
A 2S34 "Hosta" foi desenhada a partir de 2003, pretendendo incorporar uma nova peça e sistemas melhorados de controlo de tiro, levando apenas a alterações sobre a torre e secção de operação da 2S1 "Gvozdika", mantendo o "chassis" (um MT-LB modificado) e a motorização (o diesel YaMZ-238N). A 2S34 "Hosta" conta com uma versão melhorada da peça 2A80, a 2A80-1, com uma cadência de tiro de 3 a 4 disparos por minuto (transportando 40 munições) e um alcance operacional de 13 km. É guarnecida por 4 elementos (comandante, condutor, municiador e artilheiro). As primeiras unidades entraram ao serviço em 2012 e foram produzidas cerca de 5 dezenas.






No decurso do vídeo podemos assistir à manobra até à posição de tiro, à preparação dos equipamentos de pontaria, à execução do tiro, ao seguimento do mesmo com apoio de uma aeronave não tripulada e à retirada de posição para evitar contra-bateria (o possível ataque por parte da artiharia inimiga).
"Hosta" corresponde a um género botânico da família Asparagaceae, nativo do noroeste da Ásia, seguindo a corrente de nomes da botânica atribuídos a várias armas de artilharia por parte das Forças Armadas Russas.
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA