"FALCÕES" POLACOS NA DEFESA DO BÁLTICO


Šiauliai, Lituânia
Janeiro de 2023

Um Lockheed Martin F-16C "Fighting Falcon", 4069 (número de série JC-30) da Força Aérea da Polónia, a operar na Lituânia, em Janeiro de 2023, parte do "Contingente Militar Polaco Orlik" ("Polski Kontyngent Wojskowy Orlik", PKW "Orlik") - um destacamento afecto, num modelo de rotação, desde 2006, à protecção do espaço aéreo dos Estados Bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia) sob a égide do "NATO Baltic Air Policing".

Desde 1 de Outubro de 2022 e até 31 de Março de 2023, decorre a 11.ª rotação do PWC "Orlik", com a operação de 4 aeronaves F-16C e cerca de 1 centena e meia de militares (compreendendo elementos de apoio técnico e de protecção da força), sob comando do Tenente-Coronel Michał Kras, sediados na base aérea de Šiauliai na Lituânia. Esta base dista cerca de 120 km da fronteira, a Sul, com a província da Federação Russa de Kaliningrad ("Калининград").

Na extremidade da asa este F-16C (Block 52+) está armado com mísseis ar-ar de médio alcance, AIM-120C AMRAAM, e, no ponto de fixação sob a asa, com mísseis ar-ar de curto-alcance AIM-9X "Sidewinder". No ponto de fixação mais próximo da fuselagem conta com depósitos adicionais de combustível.

A Força Aérea da Polónia conta actualmente com 48 unidades de F-16, repartidas por 36 unidades de F-16C e 12 unidades de F-16D (dois lugares).

Foto pelo Sargento Piotr Gubernat | Forças Armadas da Polónia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA