"ASAS DE PORTUGAL" EM SINTRA
Granja do Marquês, Sintra, Portugal
1977
Aeronaves Cessna T-37C "Tweety Bird" da Patrulha Acrobática “Asas de Portugal" da Força Aérea Portuguesa (FAP), em operação a partir da Base Aérea N.º 1 (BA1), na Granja do Marquês em Sintra, em 1977. No vídeo podemos assistir, além do "briefing" aos pilotos, conduzido pelo Tenente-Coronel Piloto Aviador Rolando Santos, com a indicação das formações a executar, à preparação para o voo e rolagem na pista, seguida da descolagem de 6 aeronaves, e o acompanhar de algumas das formações com vistas a partir do interior do cockpit, terminando com a aterragem em formação.
Criados formalmente em 1976, a partir da Esquadra de Instrução Básica de Pilotagem n.º 2, “Os Panchos”, e equipada com aeronaves Cessna T-37C, os "Asas de Portugal" tiveram a sua estreia no dia 11 de Maio de 1977 num festival na Base Aérea n.º 3 (BA3), em Tancos e, de maior projecção, aquando do festival aeronáutico internacional, "International Air Tattoo", comemorativo do Jubileu de prata da Rainha Isabel II, a 26 de Junho de 1977, na Base Aérea de Greenham Common da "Royal Air Force", a cerca de 80 km a Oeste de Londres, no Reino Unido.
Em 1977 a patrulha acrobática era composta pelos Pilotos-Aviadores Tenente-Coronel Rolando Santos, Tenente Jorge Moura, Capitão Jerónimo Perestrelo, Capitão José Damásio, Capitão António Gomes e Tenente Faro de Albuquerque.
Em 1977 a patrulha acrobática era composta pelos Pilotos-Aviadores Tenente-Coronel Rolando Santos, Tenente Jorge Moura, Capitão Jerónimo Perestrelo, Capitão José Damásio, Capitão António Gomes e Tenente Faro de Albuquerque.
O Cessna T-37 "Tweet" é uma aeronave birreactor, de dois lugares, que voou pela primeira vez em 1954, entrando ao serviço da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) em 1957, como aparelho de instrução, e apenas retirado em 2009, tendo sido construídas 1 269 unidades (em diferentes versões). A variante "C", construída para exportação, num total de 269 unidades, tem um comprimento de 9,6 metros, uma envergadura de asa de 11 metros e um peso máximo à descolagem de 3 toneladas. Propulsionado por 2 motores Continental-Teledyne J69-T-25, tem uma velocidade máxima de 856 km/h (em cruzeiro de 580 km/h), com um raio de acção de 1 400 km e um tecto de altitude máxima de 11 950 metros.
A FAP contou com um efectivo total de 30 unidades do T-37, na versão "C", que entraram ao serviço entre 1963 e 1964, tendo sido retirado em 1992.
Vídeo via FAP
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