UCRANIANOS RECEBEM INSTRUÇÃO EM INGLATERRA
Inglaterra, Reino Unido
16 de Fevereiro de 2023Militares ucranianos a receberem instrução por parte das Forças Armadas do Reino Unido, em contexto de assalto a trincheiras, no Noroeste de Inglaterra, a 16 de Fevereiro de 2023. Em primeiro plano, o militar ucraniano está armado com uma espingarda automática AR-M9F, de coronha rebatível metálica, de fabrico Búlgaro (pela ARSENAL JSCo) como variante da plataforma AK-47 (AK-47M1).
Por forma a garantir a familiaridade neste programa de formação com o mesmo equipamento que irão usar em campo, na Ucrânia, o Ministério da Defesa do Reino Unido obteve, preparou e testou antecipadamente 2 400 espingardas automáticas assentes na plataforma AK. Cada curso deste programa terá a duração de várias semanas, sendo conduzido sob a égide da "11th Security Force Assistance Brigade", actualmente sob comando do Brigadeiro Benjamin J. Cattermole, uma unidade do Exército Britânico, que remonta a 1914, e especializada, precisamente, em acções de formação a forças estrangeiras.
De notar que o Reino Unido tem um longo historial de formação já prestada às Forças Armadas da Ucrânia tendo, entre 2015 e 2022, dado instrução a um acumulado de 22 000 operacionais (Operação "ORBITAL"). O actual programa está já a decorrer desde finais de Junho de 2022, visando formar mais de 10 000 militares ucranianos, contando ainda com o apoio de formadores de outros países aliados do Reino Unido.
Foto por Amber Mayall (RAF) | Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK)
Comentários