"GUERREIRO" BRITÂNICO TREINA NOS BOSQUES ALEMÃES
Sennelager, Paderbon, Alemanha
20 de Janeiro de 2023Viatura blindada FV510 "Warrior" ("Guerreiro"), matrícula 39 KG 02, do Regimento Blindado "The Queen's Royal Huassars" do Exército Britânico, no decurso do exercício "Tallinn Dawn", em conjunto com Forças Francesas, nos bosques cobertos de neve do Campo de Treino de Sennelager, Paderborn, na Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, ao início da tarde de 20 de Janeiro de 2023.
O exercício "Tallinn Dawn" visa a preparação destas forças para a sua projecção, em contexto NATO, para o respectivo "Battle Group" do "enhanced Forward Presence" (eFP) na Estónia.
O campo de treino de Sennelager ("Truppenübungsplatz Senne"), cobre uma área de 116 quilómetros quadrados e o seu uso militar remonta ao século XIX. Desde Novembro de 2021 que foi decidido usar este campo como base para um conjunto de até 250 carros de combate e viaturas blindadas das forças armadas britânicas.
O FV510 "Warrior" é uma viatura blindada de 25,4 toneladas, com 6,3 metros de comprimento, 3 metros de largura e 2,8 metros de altura, com um guarnição de 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro), podendo transportar até 7 militares equipados. Está armado com canhão automático de 30mm, L21A1 RARDEN; e com uma metralhadora coaxial L94A1 em calibre 7,62mm. Propulsionada por um motor diesel Perkins-Rolls-Royce V8 Condor, com uma transmissão automática de 4 velocidades, consegue uma velocidade máxima de 75 km/h com um alcance operacional de 660 km.
Ao serviço desde 1987, e tendo estando em teatros de operação de combate no Iraque, na Bósnia e no Afeganistão, o Reino Unido possui actualmente 388 unidades desta viatura blindada.
Foto por Cabo Nanda Atherton | MoD UK
Comentários