NOVO SUBMARINO NUCLEAR RUMO À ESCÓCIA


Barrow-in-Furness, Reino-Unido
19 de Fevereiro de 2023

Sob a liderança do Comandante David "Bing" Crosby, o HMS Anson da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy"), número de amura S123 e o quinto, e mais recente, da classe de submarinos nucleares de ataque Astute, a sair de Barrow-in-Furness (os estaleiros do construtor BAE Systems) a 19 de Fevereiro de 2023.

Segue na sua primeira viagem, de cerca de 300 km rumo a Noroeste, para a Base Naval de Clyde, conhecida de forma comum, na "Royal Navy", pelo nome da baía que lhe dá acesso, Faslane, na Escócia.

A classe Astute tem um comprimento de 97 metros e uma boca de 11,3 metros, guarnecido por 98 elementos, é capaz de uma velocidade, submerso, de 30 nós, deslocando 7 800 toneladas. Está equipado com 6 tubos de 533mm, que projectam torpedos "Spearfish" (com uma massa total de 1,8 toneladas e uma ogiva de 300 kg, com uma velocidade de 80 nós e um alcance de 54 km,) bem como mísseis de cruzeiro "Tomahawk" (Block IV), com um alcance superior a 1 600 km, podendo combinar um armazenamento de 38 unidades destas armas.

Na foto, à vante, evidencia-se a protuberância do interceptor acústico.

Foto por Andrew Linnett | Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA