TREINO COM VIATURAS BLINDADAS SÉRVIAS


Požarevac, Sérvia
6 de Fevereiro de 2023

Viaturas blindadas 4x4 BOV-1 do Exército da Sérvia, em treinos de manobra, em Požarevac ("Пожаревац"), na Sérvia, a 6 de Fevereiro de 2023, com vista à projecção dos seus condutores como parte das forças de manutenção da Paz para o Líbano, sob o âmbito da "United Nations Interim Force in Lebanon" (UNIFIL), a Força Interina das Nações Unidas no Líbano.

A viatura blindada 4x4 BOV ("Borbeno Oklopno Vozilo"; "Борбено оклопно возило", БОВ; literalmente, "Viatura Blindada de Combate), também designada por POLO M-83 ("Protivoklopno Lansirno Oruđe", "Lançador Anti-Carro"), tem 9,1 toneladas, 5,7 metros de comprimento, 2,53 metros de largura e 2,3 metros de altura. Com uma guarnição de 2 elementos e podendo transportar até 8 militares equipados, é propolsionado por um motor diesel Deutz F6L413 de 150 hp que lhe permite um velocidade máxima de 95 km/h e um alcance operacional de até 500 km.

Está equipada sobre a torre (de operação remota a partir do interior do "chassis") com duas plataformas lança-mísseis guiados anti-carro (cobertas com lona na foto), armadas com até 6 mísseis 9M14P1 Malyutka ("Малютка"), designação NATO AT-3 "Sagger", podendo combinar variantes 2F, 2T e 2T5 (modernizações locais), com alcance até 5 000 metros. Conta ainda, ao centro das 2 plataformas lança-mísseis, com uma metralhadora PKT em calibre 7,62mm.

A BOV-1 foi desenhado na Jugoslávia, pelo Instituto Técnico Militar (Војнотехнички институт, Vojnotehnički institut, VTI), com sede em Belgrado. A sua plataforma base, BOV, conta com mais de 5 centenas de unidades produzidas desde 1985, compreendendo um conjunto alargado de variantes e versões. As Forças Sérvias possuem actualmente 48 unidades BOV-1.

A variante projectada para o Teatro de Operações do Líbano por parte das Forças Sérvias corresponde, não a esta equipada com lança-mísseis, mas à BOV-VP M-86, com o mesmo chassis e a mesma motorização mas sem a plataforma de armas anti-carro.

Foto via Ministério da Defesa da República da Sérvia ("Министарство одбране Републике Србије")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"