TREINO COM VIATURAS BLINDADAS SÉRVIAS
Požarevac, Sérvia
6 de Fevereiro de 2023Viaturas blindadas 4x4 BOV-1 do Exército da Sérvia, em treinos de manobra, em Požarevac ("Пожаревац"), na Sérvia, a 6 de Fevereiro de 2023, com vista à projecção dos seus condutores como parte das forças de manutenção da Paz para o Líbano, sob o âmbito da "United Nations Interim Force in Lebanon" (UNIFIL), a Força Interina das Nações Unidas no Líbano.
A viatura blindada 4x4 BOV ("Borbeno Oklopno Vozilo"; "Борбено оклопно возило", БОВ; literalmente, "Viatura Blindada de Combate), também designada por POLO M-83 ("Protivoklopno Lansirno Oruđe", "Lançador Anti-Carro"), tem 9,1 toneladas, 5,7 metros de comprimento, 2,53 metros de largura e 2,3 metros de altura. Com uma guarnição de 2 elementos e podendo transportar até 8 militares equipados, é propolsionado por um motor diesel Deutz F6L413 de 150 hp que lhe permite um velocidade máxima de 95 km/h e um alcance operacional de até 500 km.
Está equipada sobre a torre (de operação remota a partir do interior do "chassis") com duas plataformas lança-mísseis guiados anti-carro (cobertas com lona na foto), armadas com até 6 mísseis 9M14P1 Malyutka ("Малютка"), designação NATO AT-3 "Sagger", podendo combinar variantes 2F, 2T e 2T5 (modernizações locais), com alcance até 5 000 metros. Conta ainda, ao centro das 2 plataformas lança-mísseis, com uma metralhadora PKT em calibre 7,62mm.
A BOV-1 foi desenhado na Jugoslávia, pelo Instituto Técnico Militar (Војнотехнички институт, Vojnotehnički institut, VTI), com sede em Belgrado. A sua plataforma base, BOV, conta com mais de 5 centenas de unidades produzidas desde 1985, compreendendo um conjunto alargado de variantes e versões. As Forças Sérvias possuem actualmente 48 unidades BOV-1.
A variante projectada para o Teatro de Operações do Líbano por parte das Forças Sérvias corresponde, não a esta equipada com lança-mísseis, mas à BOV-VP M-86, com o mesmo chassis e a mesma motorização mas sem a plataforma de armas anti-carro.
Foto via Ministério da Defesa da República da Sérvia ("Министарство одбране Републике Србије")
Comentários