NOVOS "INTERCEPTORES" DOS FUZILEIROS FRANCESES


Brest, França 24 de Janeiro de 2023

A primeira VDF ("Vedette de Fusiliers Marins", "Vedeta de Fuzileiros de Marinha") da Marinha Francesa, "Bir Hakeim", número de amura P7497, em Brest, na Bretanha, no Noroeste de França, a 24 de Janeiro de 2023, no decurso de uma saída de mar parte da sua qualificação final para integração ao serviço - que sucedeu a 27 de Janeiro de 2023. A "Bir Hakeim" está afecta ao Batalhão de Fuzileiros "Amyot d'Inville".
O nome da lancha homenageia a batalha de Bir Hakeim ("بئر حكيم") que decorreu de 26 de Maio a 11 de Junho de 1940, na Líbia, durante a 2.ª Guerra Mundial, onde a 1.ª Brigada da França Livre enfrentou as forças do "Afrika Korps" alemão tendo sido determinante no travar do avanço destas.
O total de 12 VDFs que as Forças Armadas Francesas irão colocar ao seu serviço até 2025, terão nomes homenageando batalhas e missões histórias dos Fuzileiros franceses: “Flandres”, “Melle”, “Longewaede”, “Laffaux”, “Bir Hakeim”, “La Crau”, “La Garde”, “Le Pradet”, “Vosges”, “L’Ill”, “L’Authion” e “Dompaire”.
Estarão afectas às bases navais de Brest (4 unidades) e Cherbourg (2 unidades), no Atlântico; Toulon (4 unidades), no Mediterrâneo; e em Djibouti (2 unidades), no Corno de África, entre o Mar Vermelho e o Golfo de Adem. Estão vocacionadas, no âmbito da FORFUSCO ("Force maritime des fusiliers marins et commandos"), para acções de escolta, vigilância e patrulha, ao desempenho de missões de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS), bem com à protecção de activos ancorados ou do perímetro de bases navais.
Desenhadas e construídas pelos estaleiros franceses UFAST (sediados na foz do Rio Odet, em Quimper, Finistère), estes "inteceptores" ITC 15 deslocam 15 toneladas, têm 15 metros de comprimento, 4,3 metros de boca e 1 metro de calado. São propulsionados por 4 motores fora de borda, de 350 hp cada, que lhe permitem alcançar uma velocidade máxima superior a 42 nós, com uma autonomia (a 30 nós) de 150 milhas náuticas (cerca de 280 km). O seu casco e convés são construídos em Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) e a sua superestrutura em alumínio, contando com protecção balística da cabine, dos pontos de fixação das armas e de outras secções críticas.
Com uma guarnição de 8 elementos (1 piloto, 1 navegador, 6 fuzileiros equipados), estão armadas com duas metralhadoras pesada de calibre 12,7mm (podendo também receber metralhadora média de calibre 7,62mm, lança-granadas automático de 40mm ou até lança-mísseis guiados anti-carro Akeron MP).
Foto por Jonathan Bellenand | Marinha Francesa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124