"11M" EM MANOBRA NO ÍNDICO
Oceano Índico
14 de Janeiro de 2023Militares do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), afectos ao "Maritime Raid Platoon" da "13th Marine Expeditionary Unit", em manobra com uma 11M, uma embarcação semi-rígida (RHIB, "Rigid hull Inflatable Boat") de 11 metros, a operar a partir do USS Anchorage (LPD 23), navio de assalto anfíbio da classe LPD 17 / "San Antonio" da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"), a 14 de Janeiro de 2023, no Oceano Índico.
Esta embarcação semi-rígida, designada formalmente pela "U.S. Navy" como "Embarcação Semi-Rígida de Operações Especiais Navais 11M" ("11M Naval Special Warfare Rigid Inflatable Boat", 11m NSW RIB), tem 11 metros de comprimento, uma boca de 3,2 metros, um calado de 0,5 metros, deslocando 8 toneladas. Propulsionada por 2 motores diesel de 6 cilindros em linha, Caterpillar 3126 DIT, que alimentam dois "waterjets", alcança uma velocidade máxima de 40 nós (em cruzeiro, 30 nós) com um alcance operacional de 200 milhas (270 km). Tem uma guarnição de 3 elementos e pode transportar mais 10 elementos, como seja um destacamento de SEALs ou um destacamento de VBSS ("Visit Board Search and Seizure") de Fuzileiros. Tem dois pontos de fixação de armamento, à vante e à ré, estando equipada, na foto, com metralhadoras M240 em calibre 7.62mm (podendo receber metralhadora pesada M2 em calibre .50 ou lança granadas automático de 40 mm, MK19).
Sendo orgânicas na classe de navios de assalto anfíbio LPD 17 / "San Antonio", esta "11M" está equipada com um encaixe desenhado para facilitar a operação de grua a partir dos mesmos - e que podemos observar, na foto, em posição central logo à retaguarda da tripulação sentada ao comando.
O USS Anchorage ( LPD 23 ) faz parte, junto com o USS John P. Murtha ( LPD 26 ) e USS Makin Island ( LHD 8 ), do "Makin Island Amphibious Ready Group" a operar sob égide da 7.a Esquadra da "U.S. Navy" no Teatro de Operações do Indo-Pacífico.
Foto por Austin Gillam | USMC
Comentários