DETALHES DA OGIVA DE DRONE "SHAHED-131"


Ucrânia
Janeiro de 2023

Detalhes da análise forense à ogiva de um "drone" Shahed-131 / Geran-1, de origem iraniana, usado pelas Forças Armadas Federação Russa no Teatro de Operações da Ucrânia, em Janeiro de 2023. Trata-se do que se designa popularmente por um "Drone Kamikaze" ou, numa terminologia mais formal, uma munição guiada com possibilidade de espera ("loitering munitions"). A ogiva, transportada no nariz do "drone", tem uma dimensão de 50 cm de comprimento por 16 cm de largura e um peso de 15 kg.

A secção frontal contém uma primeira carga moldada, com 18 outras, de forma oval, distribuídas pelo cilindro da ogiva. Estas cargas são desenhadas como arma anti-carro (resultando, na prática, após deflagração da carga de alto-explosivo, na sua projecção como uma carga de metal a alta temperatura e alta velocidade capaz de penetrar blindagem). São complementadas, nas extremidades do cilindro, por duas telas contendo 11 colunas de cubos metálicos de fragmentação (num total de cerca de 1 milhar de fragmentos), desenhados como arma anti-pessoal ou contra elementos não blindados. A combinação destas duas tipologias de carga permite que esta mesma ogiva possa ser usada contra uma diversidade de alvos.

O "drone" Shahed-131 ("شاهد ۱۳۱", literalmente "Testemunha-131" no original persa), designado pelas Forças Russas por Geran-1 (" Герань-1" literalmente "Gerânio-1" no original russo), tem uma massa total de 135 kg, um comprimento de 2,6 metros e uma envergadura de asa, em delta, de 2,2 metros. Com sistema de navegação por satélite e por inércia, é propulsionado por um motor Wankel Shahed-783/788, com um alcance operacional de 900 km.

Fotos via "Conflict Armament Research" (CAR)
Diagrama via (US) "Air Force Research Laboratory" (AFRL)
Composição e edição por "Espada & Escudo" (E&E)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124