"PATRULHA" UCRANIANO EM OPERAÇÃO NO DNIPRO


Rio Dnipro, Ucrânia
Março de 2023

Embarcação de patrulha "40 Defiant", de fabrico norte-americano, afecta às Forças Armadas da Ucrânia, em operação no Rio Dnipro ("Дніпро"), na Ucrânia, em Março de 2023. Está aqui armada com um metralhadora pesada M2, em calibre 12,7 mm, à vante, com uma metralhadora M240 em calibre 7,62mm à ré, e com mais 2 reparos em cada bordo, sendo possível identificar 1 metralhadora pesada M2 no de bombordo.
Construídas pela "Metal Shark", sediada em Jeanerette, no Louisiana, no Sul dos Estados Unidos da América, as "40 Defiant", designadas de forma comum pela comunidade de defesa norte-americana como "40 PB" (abreviatura de "40 feet Patrol Boat", "Embarcação Patrulha de 40 Pés"), são embarcações mono-casco, com 12 metros de comprimento e 3,6 metros de boca, capazes de uma velocidade máxima superior a 35 nós - propulsionadas por 2 motores diesel Cummins QSB 6.7, com transmissões Twin Disc MG5065SC que alimentam "water jets" Hamilton HTX30 . Estão equipadas com três pontos de fixação de plataformas manuais de armas (um em cada bordo, à retaguarda da cabine, e um à ré) e 1 ponto, à vante, que pode receber uma plataforma manual ou de operação remota e estabilizada.



Os 40 PB da "Metal Shark" foram seleccionados em 2017 pela Marinha dos Estados Unidos para integrar a respectiva CRF ("Coastal Riverine Force"), tendo, até Maio de 2022, sido entregues 20 unidades (num contrato inicial de até 50 unidades). Em Junho de 2022 o Governo dos EUA, através do respectivo Departamento de Defesa, anunciou formalmente a transferência para a Ucrânia de várias embarcações de perfil costeiro e ribeirinho, parte do equipamento usado pela Marinha dos Estados Unidos ( ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/11/embarcacao-ribeirinha-de-combate.html ), em concreto: dois SURC ("Small Unit Riverine Craft", SURC), dez patrulhas "Dauntless Sea Ark" e seis "40 Defiant".
Vídeo via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas