PROJECÇÃO DE FUZILEIROS A SUL DO TEJO
Portugal
22 de Fevereiro de 2023Um militar de um destacamento do Corpo de Fuzileiros da Marinha Portuguesa, no decurso de um exercício de projecção de forças em conceito leve e rápido ("Light and Fast"), iniciado a 22 de Fevereiro de 2023 no litoral a Sul do Tejo, em Portugal.
O fuzileiro português está aqui armado com uma espingarda automática Heckler & Koch G3, em calibre 7.62×51mm NATO, modernizada, desde 2019, com aplicação de "kit" de "upgrade" do preparador sueco SPUHR, compreendendo a aplicação de um fuste ventilado (R-401), calha superior "Picatinny" (R-402) e coronha ajustável (R-410). Estão ainda equipadas com miras ópticas (Red Dot Reflex) CompM4 do fabricante sueco Aimpoint. As Forças Armadas da Suécia ("Försvarsmakten") optaram, em 2016, pela SPHUR para a modernização das suas G3, designadas por "Automatkarbin" 4 B/C/D (AK4), com um total de 10 000 "kits" adquiridos inicialmente e mais 10 000 adquiridos em 2021.
Estiveram envolvidos neste exercício 97 militares, organizados em 3 grupos de combate comandados pelo primeiro-tenente Fuzileiro André Filipe da Silva Caseira, reforçados com um núcleo de estado-maior e um elemento de assalto anfíbio, projectados a partir do NRP Corte Real (fragata da classe Vasco da Gama) e do NRP Setúbal (navio patrulha oceânico da classe Viana do Castelo), com o apoio de helicóptero Westland Lynx Mk95 e de viaturas tácticas ultra-ligeiras CAN-AM BRP "Traxter" 4x4.
Foto via Marinha Portuguesa
Comentários