"VÍBORA" ARMADA NO MAR DO SUL DA CHINA


Mar do Sul da China
13 de Março de 2023

Afecto aos "Ugly Angels" ("Anjos Feios") do "Marine Medium Tiltrotor Squadron 362" (VMM-362), um helicóptero AH-1Z "Viper", ("Víbora"), número 40 | 169251, do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), no convés do USS Anchorage (LPD 23), no Mar do Sul da China, a 13 de Março de 2023.

Este "Viper" surge aqui armado, no seu suporte esquerdo, com 4 mísseis ar-terra AGM-114 "Hellfire" (anti-carro ou anti-edificios fortificados), com um "pod" lança-foguetes M260 municiado com sete AGR-20 APKWS ("Advanced Precision Kill Weapon System", foguetes Hydra 70 com sistema de orientação por apontador laser); e com um míssil ar-ar AIM-9 "Sidewinder".

O Bell AH-1Z "Viper", ao serviço desde 30 de Setembro de 2010, é um helicóptero de ataque baseado no Bell AH-1W "SuperCobra". Resultado de um programa integrado de melhorias e actualizações, o AH-1Z "Viper" incorpora, entre outros, novos rotores, melhorias nos sistemas de aviónicos e de comando e controlo de armamento, sistemas activos de detecção de ameaças e de contra-medidas e de mitigação de infra-vermelhos dos seus motores, novas asas de suporte de armamento.

Tripulado por dois elementos, o "Viper", tem 17.75 metros de comprimento, 4.37 metros de largura, e um peso máximo à descolagem de 8.3 toneladas. Propulsionado por 2 motores General Electric T700-GE-401C consegue alcançar uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h com um alcance em combate de 232 km. Está armado com 1 canhão de automático de 3 canos rotativos de 30mm, M197, com 750 munições, e possui 6 pontos de fixação das suas asas (3 pontos em cada asa), onde podem ser combinados até 2 615 kg de foguetes (em "pods" de 7 ou 19 unidades), mísseis guiados anti-carro (AGM-114 "Hellfire", até um total de 16 unidades, repartidas 4 em cada asa em suportes quádruplos M299) e mísseis anti-aéreos (2 unidades de AIM-9 "Sidewinder", uma no extremo de cada asa)

O USS Anchorage (LPD 23) e o USS John P. Murtha (LPD 26), navios de transporte anfíbio da classe San Antonio, juntamente com o navio de assalto anfíbio USS Makin Island ( LHD 8 ), da classe Wasp da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"), com a "13th Marine Expeditionary Unit" embarcada, compreendem o "Makin Island Amphibious Ready Group" afectos ao Teatro de Operações da 7.ª Esquadra da "U.S. Navy" no Indo-Pacífico.

O "Makin Island Amphibious Ready Group" (MKI ARG), em conjunto com o "Nimitz Carrier Strike Group" (NIMCSG), liderado pelo porta-aviões USS Nimitz (CVN-68), desenvolvem aqui acções de projecção de forças combinadas e exercícios de treino de operações anfíbias.

Foto por Tom Tonthat | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas