"ARMA" ANTI-DRONE DE ORIGEM ALEMÃ NA UCRÂNIA


Horlivka, Donetsk, Ucrânia
1 de Março de 2023

Um operacional das Forças Armadas da Ucrânia equipado com uma "arma" anti-drone, de origem alemã, HP-47 Effector, na linha da frente de Horlivka ("Горлівка"), na região administrativa de Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 1 de Março de 2023.

Esta "arma" anti-drone, com um peso de aproximadamente 14 kgs, destinada a ser usada a partir do ombro, mas com modularidade para ser instalada em viaturas, tripés e em torres de operação remota (combinada com sistemas automatizados de "tracking"), interfere com as comunicações radio usadas para controlar remotamente os mesmos levando à interrupção da sua operação (forçando o regresso à origem ou à sua queda).

O HP-47 Effector foi desenhado e produzido pela empresa alemã HP M&C Wüst GmbH (com sede e fábrica em Reinfeld, Schleswig-Holstein) e está ao serviço das Forças Armadas da Alemanha ("Bundeswehr") desde 2018. Foi antes referenciado, em 2020, em uso pelo destacamento do "61.º Grupo de Mísseis Anti-Aéreos" ("Flugabwehrraketengruppe 61") das Forças Armadas Alemãs em Camp Castor, em Gao no Mali, sob a égige MINUSMA ("Mission multidimensionnelle intégrée des Nations unies pour la stabilisation au Mali").

Em Outubro de 2022 o Governo Alemão indicou a cedência de várias unidades deste equipamento para uso pelas Forças Armadas da Ucrânia.

Foto por Oleksandr Ratushniak | Reuters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas