"LEOPARDO" ESPANHOL TREINA NA LETÓNIA
Campo Ādaži, Pierīga, Letónia
29 de Março de 2023Carro de combate Leopard 2E do Exército Espanhol, com a inscrição "Wet Raccoon" ("Guaxinim Molhado"), no decurso de uma demonstração, parte do exercício anual "Seta de Cristal" ("Kristāla Bulta"; "Crystal Arrow"), a 29 de Março de 2023, na Área de Treino de Campo Ādaži, Pierīga, Letónia. Este campo dista cerca de 200 km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa.
As Forças Armadas Espanholas estão presentes na Letónia desde 2016-2017, e actualmente na sua 12.ª rotação, sob o âmbito NATO, "Enhanced Forward Presence Battle Group" (eFP BG), que agrega elementos de 11 países: Albânia, República Checa, Itália, Montenegro, Macedónia do Norte, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Islândia, Espanha, e Canadá (que o lidera). Estão actualmente representadas por elementos de infantaria mecanizada, de engenharia, de defesa anti-aérea, carros de combate Leopard 2E e viaturas blindadas Pizarro.
O Leopard 2E (E, de "España"), ao serviço das Forças Armadas de Espanha desde Dezembro de 2002, corresponde a uma variante do carro de combate Leopard 2 versão 2A6 em função de requisitos nacionais. O aspecto exterior do "2E" é evidenciado pela incorporação da blindagem adicional "de cunha" na torre (da versão 2A5), bem como por reforço de blindagem em vários pontos chave de protecção do seu chassis.
Tem uma massa de 63 toneladas, tem como armamento principal uma peça de alma lisa de 120 mm (L/55), com 42 munições armazenadas, sendo propulsionado por um motor de 1 500 hp que lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 70 km/h com um alcance operacional até 500 km. Quer o posto do comandante, quer do artilheiro estão equipados com miras térmicas de segunda geração. Espanha possui actualmente 347 carros de combate Leopard (239 da versão 2E e 108 da versão 2A4).
Foto por Sargento Eriks Kukutis | Ministério da Defesa da Letónia
Comentários