"TIGRES VOADORES" NO JAPÃO


Ilha de Tokunoshima, Kagoshima, Japão
2 de Março de 2023

Vista a partir do interior do "cockpit" de um MV-22B Osprey da 262.ª Esquadra (VMM-262), "Flying Tigers", do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), sediados em Okinawa, no decurso de um exercício bilateral com as Forças Japonesas, ao largo da Ilha de Tokunoshima (parte do Arquipélago de Amani), Kagoshima, Japão, a 2 de Março de 2023. Este "Osprey" voa em formação com mais aeronaves da mesma unidade, duas das quais podem ser observadas na foto. A ilha de Tokunoshima fica, grosso modo, a meia distância do Sul do Japão e do Norte de Taiwan, entre o Mar da China e o Mar das Filipinas, distando cerca de 770 km da capital Taipé.

O Bell Boeing V-22 Osprey, com as primeiras unidades ao serviço dos fuzileiros americanos desde Junho de 2007, é uma aeronave com rotores de posição variável, com capacidade de aterrar e descolar verticalmente (VTOL) bem como de operação em pistas curtas (STOL). Com um comprimento de 17,5 metros, uma altura de 5,5 metros e uma envergadura de 12 metros, tem um peso em vazio de 14 toneladas e um peso carregado até a um máximo de 24,9 toneladas. Com dois motores Rolls-Royce T406-AD-400 de 6 150 hp, pode alcançar uma velocidade máxima de 56 km/h, com uma velocidade de cruzeiro de 446 km/h, com um alcance até 3 590 km.

Tem uma tripulação de 3 a 4 elementos (piloto, co-piloto e 1 ou 2 elementos de suporte afectos a tarefas de engenharia, carga ou sistemas de armas), podendo transportar 24 militares equipados, sentados (32 se em ocupação de chão) ou cerca de 9 toneladas de carga (6 toneladas em gancho exterior). Pode estar armado com uma metralhadora M240 em calibre 7,62 mm ou M2 em calibre 12,7 mm (.50) instalada (de forma amovível) na rampa de acesso e com uma "minigun" GAU-17 em calibre 7,62mm, retráctil, operada remotamente, na secção inferior da fuselagem.

Foto por Cabo Manuel Alvarado | Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA