"DRONE DE CARTÃO" AUSTRALIANO A CAMINHO DA UCRÂNIA


Austrália
2021

O "Corvo PPDS" ("Precision Payload Delivery System", Sistema de Entrega de Precisão de Carga), construído pela australiana SYPAQ, é uma aeronave não tripulada, com a sua estrutura construída em cartão, de arquitectura descartável e de baixo custo. É popularmente designado por "Drone de Cartão", sendo orientado à entrega de pequenas cargas (alimentos, água, baterias, munições) a posições avançadas. A foto documenta, em 2021, na Austrália, a operação do mesmo por parte do fabricante.

Desenvolvido em parceria com o Exército da Austrália, o "Corvo PPDS" tem uma capacidade de carga de 3 a 5 kgs, com uma janela de operação de 1 a 3 horas, e um alcance operacional até 120 kms, com os seus "feeds" de video e metadados a cumprirem o requisito militar NATO (definido pela norma STANAG 4609), e a poder operar de forma autónoma mesmo se privado de navegação GPS (em zonas sob "jamming"). Trata-se de um equipamento de transporte facilitado por pode ser enviado em embalagens de baixo perfil, facilmente colocadas em paletes standard de logística, e de montagem simples, sem requerer ferramenta especializada no destino.

Os seus primeiros protótipos funcionais remontam a 2018, tendo sido realizadas desmonstrações operacionais, em Novembro de 2019, com várias unidades do Exército Australiano (20.º Regimento de Reconhecimento e Aquisição de Alvos, o 7.º Batalhão de Serviços de Suporte em Combate e a 17.ª Brigada de Abastecimento). A 2 de Março de 2023, o fabricante SYPAQ, sediado em Port Melbourne, Victoria, Austrália, anunciou, em parceria com o investimento realizado para este fim, em Julho de 2022, pelo Departamento de Defesa da Austrália, o fornecimento às Forças Armadas da Ucrânia de drones "Corvo PPDS".

Foto via SYPAQ

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA