"GRIFOS" FRANCESES NA ESTÓNIA


Estónia
14 de Março de 2023

Viaturas blindada 6x6 VBMR "Griffon" (em primeiro plano, as unidades com as matrículas 62140096 e 62140037) afectas ao Exército Francês no âmbito do reforço da missão "Lynx" de projecção destas forças sob a égide da "NATO enhanced Forward Presence" na Estónia, a 14 de Março de 2023.

A VBMR ("Véhicule Blindé Multi-Rôle", "Viatura Blindada Multi-Propósito)) "Griffon" ("Grifo") é uma viatura blindada 6x6 ao serviço do Exército Francês, de 24,5 toneladas, com um guarnição de 2 elementos e até 8 militares equipadas. Propulsionada por um motor de 400 hp que lhe permite uma velocidade máxima de 90 km/h, com um alcance operacional de 800 km, equipadas com plataforma de armas de operação remota (RWS), instalado no topo do chassis, que pode ser equipada com metralhadora ou lança-granadas automático de. Produzida pela ARQUUS, a "Griffon" está, em diferentes variantes, ao serviço das Forças Armadas Francesas desde 2018, contando actualmente com cerca de 3 centenas de unidades.

Foto via Estado-Maior das Forças Armadas de França ("État-Major des Armées (EMA) - France")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas