FIAT G.91 EM EXERCÍCIO NOS AÇORES


Ilha Terceira, Açores, Portugal
Década de 1980

Um exercício de prontidão, na década de 1980, com os meios da Força Aérea Portuguesa (FAP) afectos à Base Aérea N.º 4 (BA4), na vila das Lajes, no concelho da Praia da Vitória, na parte Nordeste da Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores. O exercício simula a necessidade de identificar um navio suspeito, a Norte da Terceira, e, na sequência das acções desencadeadas, simula-se uma avaria de perda de potência numa das aeronaves em missão, com ejecção do piloto sobre o oceano e consequente missão para o seu resgate.



Após a recepção de informação sobre um navio suspeito, o pessoal a afectar à missão é convocado pelo comando para a sala de "briefing" e iniciam-se as missões para identificar o objectivo. Para tal é destacado um CASA C-212 “Aviocar”, da Esquadra 503 "Golfinhos", e dois Fiat G.91, da Esquadra 303 "Tigres" (equipados com depósitos suplementares de combustível de 137/520 galões/litros com a sua distintiva faixa em "day-glo" laranja). Sobre a placa, podemos observar no vídeo a preparação/verificação das metralhadoras pesadas Browning M3 calibre 12,7mm de um dos Fiat G.91 (no interior da lateral dianteira da fuselagem) bem como de uma das respectivas camaras de reconhecimento (no interior do nariz).
No decurso da missão dos dois Fiat G.91, um deles, com o "call sign" Tigre 002, simula uma avaria de perda de potência que conduziria à ejecção do seu piloto. Inicia-se, com apoio de um Aviocar, "call sign" Golfinho 003, e de um helicóptero SA-330 "Puma", "call sign" Puma 004, uma missão de busca e salvamento (SAR, "Search and Rescue") que conduz com sucesso à recuperação do piloto do Oceano Atlântico e ao seu transporte de regresso à BA4.
Vídeo via Arquivo Histórico da Força Aérea (AHFA) | FAP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA