"JDAM" PARA PROJECÇÃO AÉREA DE MINAS NAVAIS


Ilhas Marianas Setentrionais, Oceano Pacífico
14 de Setembro de 2016

Testes operacionais de projecção de minas navais a partir de meios aéreos, conduzidos a 14 de Setembro de 2016, no decurso do exercício Valiant Shield, pelas Forças Armadas dos EUA, ao largo das Ilhas Marianas Setentrionais (cerca do campo de tiro naval da Ilha Farallon de Medinilla), no Oceano Pacífico. Com recurso a F/A-18E Super Hornet do Corpo de Fuzileiros ("1st Marine Air Wing") e B-1B Lancer da Força Aérea ("337th Operational Test Squadron") foram projectadas várias "Quickstrike" (inertes e posteriormente recuperadas).
Quando libertadas a uma altitude de 11 000 metros (35 000 pés) podem ser lançadas a uma distância de até 74 km do alvo (40 milhas náuticas) do objectivo. Alcança-se desta forma o estabelecimento de campos minados navais, projectados de forma ofensiva e com precisão, a distâncias que mitigam a exposição das aeronaves às defesas anti-aéreas inimigas.
A plataforma "Quickstrike-ER" ("Extended Range") compreende 3 versões: Mark 62, de 500 libras (226 kg); Mark 63, de 1 000 libras (454 kg); e Mark 65 de 2 000 libras (907 kg). Combinam uma carga de uma bomba convencional de alto-explosivo (Mark 62 e Mark 63) ou de uma mina naval convencional (Mark 65) com as capacidades de projecção por voo planado e orientação por inércia e GPS da JDAM-ER ("Joint Direct Attack Munition - Extended Range"). Estão equipadas com o sistema Mark 71 de detecção de alvos ("Target Detecting Device", TDT Mk 71), que lhes permite endereçar uma diversidade alargada de padrões de possíveis alvo submersos e de superfície, com diferentes dimensões e diferentes tipologias de propulsão.



O treino e demonstração com lançamento da "Quickstrike-ER" tem sido frequente por parte das Forças Armadas dos EUA, entre outros, a 29 de Maio de 2019, com recurso a B-52 Stratofortress, da Força Aérea, ou ainda, a 16 de Julho de 2020, com recurso a F/A-18E Super Hornet, da Marinha, no decurso do exercício Trident Warrior da sua 3.ª Esquadra Naval.
Vídeo original por Sargento Mariko Frazee | Força Aérea dos EUA ("U.S. Air Force")
Editado por "Espada & Escudo"
Banda Sonora "Run Away" por João Quintela Martins | https://www.instagram.com/joaoquintelamartins/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas