"BARTOLOMEU DIAS" A SAIR DE NORTHUMBRIAN QUAY


Northumbrian Quay, Reino Unido
25 de Março de 2023

O navio NRP "Bartolomeu Dias", com o número de amura F333, fragata da classe do mesmo nome da Marinha Portuguesa, afecto ao "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1), a sair de Northumbrian Quay, Reino Unido, para o Mar do Norte, a 25 de Março de 2023.

O NRP Bartolomeu Dias é um navio de luta anti-submarina, construído no estaleiro de Schelde Group (Holanda) e originalmente lançado a 16 de Maio de 1992 e que viria a servir como HNLMS Van Nes na Marinha Holandesa. Entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 16 de Janeiro de 2009, como o primeiro navio da classe Bartolomeu Dias.

Tem um comprimento de 122,25m, uma boca máxima de 14,4m, deslocando 3 320 toneladas, com uma velocidade máxima de 20 nós na variante de propulsão diesel. Está armado com uma peça de artilharia OTO Melara de 76 mm; com 16 mísseis Mk 48 VLS Sea Sparrow (curto alcance de defesa antiaérea); com 2x4 mísseis Harpoon (longo alcance, anti-navio); com 2x2 tubos lança torpedos MK46; com sistema de defesa antimíssil e superfície, "Close-In Weapons System", CIWS Goalkeeper, assente num canhão GAU-8 Avenger de 30 mm com 7 canos rotativos ("Gatling"); e podendo estar equipada com um helicóptero Westland Lynx Mk95, para o qual possuí hangar e convés de voo.

Esta participação do NRP "Bartolomeu Dias" no SNMG1 iniciou-se com a sua partida da Base Naval de Lisboa (BNL), a 26 de Fevereiro de 2023 e prolongar-se-á até 25 de Junho de 2023. Sob comando do Capitão-de-fragata José João Rodrigues Pedra, conta nesta missão uma guarnição de 168 militares, incluindo um pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros, com uma equipa de mergulhadores e com uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados.

Foto por NormTyneShips

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas