UCRANIANOS EM OFENSIVA MECANIZADA


Bakhmut, Donetsk, Ucrânia Março de 2023

Viatura blindadas YPR-765, uma variante da M113 de origem holandesa, ao serviço da 110.ª Brigada Mecanizada Autónoma ("10-та окрема механізована бригада") das Forças Armadas da Ucrânia, sob comando do Coronel Mykola Mykolayovych Chumak, em acção ofensiva na região de Bakhmut, Donetsk, no Leste da Ucrânia, Março de 2023.
Estão a usar a manobra de "jockeying" (na designação Australiana e Canadiana) ou uma variante de "berms" (na designação dos EUA), que consiste em dificultar a acção de fogo inimigo com avanços e recuos sucessivos, mantendo a dinâmica ofensiva e fogo, atacando e progredindo para o objectivo. Consistente, essencialmente, em evitar posições estacionárias, evoluindo entre sucessivas posições de tiro, recuando entre elas num padrão de "Y" ou "V", tirando, sempre que possível, partido do terreno para protecção (ou criando barreiras de ocultação com uso de granadas de fumo).





A YPR-765 é baseada na viatura blindada norte-americana M113 A1. As primeiras destas variantes, específicas das Forças Armadas Holandesas, entraram ao serviço em 1975. Com 13,6 toneladas em configuração de combate, com uma tripulação de 3 elementos (condutor, artilheiro e comandante) e podendo transportar até 7 operacionais equipados, a YPR-765 tem 5,26 metros de comprimento, 2,82 metros de largura e 2,62 metros de altura. Com um motor Detroit Diesel Allison 6V-53T, de 267 hp, tem um alcance operacional de 490 km e uma velocidade máxima de 61 km/h.
Desde Abril de 2022 que as Forças Armadas Ucranianas receberam um conjunto alargado de unidades da YPR-765 cedidas pela Holanda (que detinham, em 2022, cerca de 5 centenas de unidades armazenadas).
Vídeo via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Formação de 6 navios da Marinha da Federação Russa acompanhados por meios aeronavais da Marinha e Força Aérea Portuguesas