"LANCET" RUSSO ATINGE BLINDADO ANTI-AÉREO UCRANIANO


Vuhledar, Donetsk, Ucrânia
Março de 2023

Um "Lancet", ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa, designados popularmente por "Drones Kamikaze" ou, numa terminologia mais formal, uma munição guiada com possibilidade de espera ("loitering munitions"), atinge uma viatura blindada de defesa anti aérea de curto alcance Alvis Stormer HVM, de fabrico britânico, ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, na região de Vuhledar ("Вугледар"), Donetsk, no Leste da Ucrânia, em Março de 2023.
O ZALA "Lancet", designação oficial Item 52/51 ("Изделие-52/51"), ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa desde 2019, tem um alcance operacional de 40 km (com um autonomia de 40 minutos), com um peso máximo à descolagem de 12 kg, compreendendo uma ogiva de alto-explosivo de 3 kg. De propulsão eléctrica, tem uma velocidade em cruzeiro de 110 km/h e máxima de 300 km/h, usada tipicamente na sua trajectória terminal.





O Alvis Stormer é uma viatura blindada de lagartas, de 17 toneladas, com 5,27 metros de comprimento, 2,76 metros de largura e 2,49 metros de altura. Na sua variante de defesa anti-aérea, está equipada com uma plataforma lança mísseis de curto-alcance, HVM ("High Velocity Missile", "Míssil de Alta Velocidade"), equipada com até 8 mísseis Starstreak (mais 12 no interior do chassis), com um alcance operacional de cerca de 5 kms, voando a uma velocidade máxima de Mach 3,5 , com ogivas de alto-explosivo de fragmentação de 3 kgs.
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124