DESINFECÇÃO NO PICO ALTO DE SANTA MARIA


Pico Alto da Ilha de Santa Maria, Região Autónoma dos Açores, Portugal
Fevereiro de 1989

Na Região Autónoma dos Açores, no Pico Alto da Ilha de Santa Maria, em Fevereiro de 1989, uma acção de desinfecção conduzida por parte de uma aeronave Lockheed Martin C-130H "Hercules", equipada com MAFFS ("Modular Airborne Fire-Fighting System"), afecta à Esquadra 501 - "Bisontes" da Força Aérea Portuguesa (FAP), sob comando do Tenente-Coronel Piloto-Aviador Jorge Manuel Antunes de Andrade.
Esta acção teve lugar na sequência daquele que foi o maior acidente aéreo registado em Portugal, a 8 de Fevereiro de 1989, quando um Boeing 707-331-B, reg. N-7321T, correspondente ao voo IDN 1851 da companhia norte-americana Independent Air, com 144 pessoas a bordo (137 passageiros e 7 tripulantes), se despenhou, sem sobreviventes, no Pico Alto, na Ilha de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores.



O MAFFS ("Modular Airborne Fire-Fighting System"), "Sistema Modular Aerotransportado de Combate a Incêndios", foi desenvolvido originalmente nos EUA a partir de 1971, em resultado de uma acção conjunta do Departamento de Defesa e dos Serviços Florestais, permitindo dotar aeronaves de meios de combate directo (largada de água) e indirecto (largada de produto retardante). Compreende hoje duas gerações (MAFFS I e MAFFS II), disponíveis para Airbus C295, Embraer KC390 e Leonardo C27J, além de várias versões do Lockheed Martin C-130.
A Força Aérea Portuguesa (FAP) operou o MAFFS a partir de 1983, com uso praticamente nulo a partir de 1996, tendo sido alienado entre 2009 e 2013.
Vídeo via Arquivo Histórico da Força Aérea (AHFA) | FAP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124