JDAM LANÇADAS POR "FALCÃO" DINAMARQUÊS


Oksbøl, Dinamarca
2018

Exercícios de fogo real com F-16 "Fighting Falcon" ("Falcão Lutador") da Força Aérea da Dinamarca ("Flyvevåbnet") em ataque ao solo com munições de precisão GBU-31 JDAM, de fabrico norte-americano, no Campo de Tiro de Oksbøl, na costa Atlântica da Dinamarca, em 2018. Detendo actualmente 33 unidades do F-16 AM/BM, a Dinamarca foi um dos primeiros países europeus a equipar-se com estas munições.
A GBU-31 "Joint Direct Attack Munition" (JDAM), originalmente ao serviço desde 1999, é o o resultado da modernização por aplicação integrada de um "kit" com sistemas de orientação e controlo (aletas, navegação por inércia e GPS) sobre uma bomba convencional - como seja uma BLU-109/MK 84 de 2000 libras (aprox. 907 kg), com um ogiva de 429 kg de alto explosivo (Tritonal).
A orientação das JDAM pode ser pré-carregada antes da missão ou ajustada no decurso da mesma - com recurso a informação recolhida por outras fontes externas ou com apoio dos sensores operados pela tripulação da aeronave. Uma vez projectadas pela aeronave, as JDAM navegam de forma autónoma e inteligente até ao seu alvo, conseguindo níveis de precisão em redor dos 4 a 5 metros (a dimensão de uma viatura ligeira) com um alcance de 28 km. A versão melhorada, JDAM-ER ("Extended Range"), ao serviço desde 2019, consegue elevar este alcance até aos 80 km.




Por ordem cronológica este vídeo documenta o ataque ao solo com JDAM de 500 libras (226 kg); seguido de JDAM inerte, sem ogiva explosiva ("ØVELSESBOMBE UDEN SPRÆNGSTOF", literalmente "Bomba de Treino Sem Explosivo"), que permite observar em detalhe o ponto de impacto e a energia cinética; outra JDAM de 500 libras; uma passagem a muito baixa altitude; uma rajada com o canhão de 20mm; uma JDAM de 2000 libras (907 kg) - com detalhe vísivel da onda de choque e da cratera de impacto.
No decurso do "Air and Space Forces Association's Warfare Symposium", em Aurora, no Colorado, EUA, a 6 de Março de 2023, o General James B. Hecker, comandante da Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (USAFE) e líder do Comando Aéreo Aliado (sediado em Ramstein), indicou que as Forças Ucranianas têm já ao seu dispor munições JDAM-ER - parte das ajudas militares anunciadas pelo Governo dos EUA a 21 de Dezembro de 2022.
Vídeo via Forças Armadas da Dinamarca ("Forsvaret")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124