JDAM LANÇADAS POR "FALCÃO" DINAMARQUÊS


Oksbøl, Dinamarca
2018

Exercícios de fogo real com F-16 "Fighting Falcon" ("Falcão Lutador") da Força Aérea da Dinamarca ("Flyvevåbnet") em ataque ao solo com munições de precisão GBU-31 JDAM, de fabrico norte-americano, no Campo de Tiro de Oksbøl, na costa Atlântica da Dinamarca, em 2018. Detendo actualmente 33 unidades do F-16 AM/BM, a Dinamarca foi um dos primeiros países europeus a equipar-se com estas munições.
A GBU-31 "Joint Direct Attack Munition" (JDAM), originalmente ao serviço desde 1999, é o o resultado da modernização por aplicação integrada de um "kit" com sistemas de orientação e controlo (aletas, navegação por inércia e GPS) sobre uma bomba convencional - como seja uma BLU-109/MK 84 de 2000 libras (aprox. 907 kg), com um ogiva de 429 kg de alto explosivo (Tritonal).
A orientação das JDAM pode ser pré-carregada antes da missão ou ajustada no decurso da mesma - com recurso a informação recolhida por outras fontes externas ou com apoio dos sensores operados pela tripulação da aeronave. Uma vez projectadas pela aeronave, as JDAM navegam de forma autónoma e inteligente até ao seu alvo, conseguindo níveis de precisão em redor dos 4 a 5 metros (a dimensão de uma viatura ligeira) com um alcance de 28 km. A versão melhorada, JDAM-ER ("Extended Range"), ao serviço desde 2019, consegue elevar este alcance até aos 80 km.




Por ordem cronológica este vídeo documenta o ataque ao solo com JDAM de 500 libras (226 kg); seguido de JDAM inerte, sem ogiva explosiva ("ØVELSESBOMBE UDEN SPRÆNGSTOF", literalmente "Bomba de Treino Sem Explosivo"), que permite observar em detalhe o ponto de impacto e a energia cinética; outra JDAM de 500 libras; uma passagem a muito baixa altitude; uma rajada com o canhão de 20mm; uma JDAM de 2000 libras (907 kg) - com detalhe vísivel da onda de choque e da cratera de impacto.
No decurso do "Air and Space Forces Association's Warfare Symposium", em Aurora, no Colorado, EUA, a 6 de Março de 2023, o General James B. Hecker, comandante da Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (USAFE) e líder do Comando Aéreo Aliado (sediado em Ramstein), indicou que as Forças Ucranianas têm já ao seu dispor munições JDAM-ER - parte das ajudas militares anunciadas pelo Governo dos EUA a 21 de Dezembro de 2022.
Vídeo via Forças Armadas da Dinamarca ("Forsvaret")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA